quarta-feira, 9 de maio de 2018

Cada qual melhor



Numa feira no Oriente, um árabe vendeu a um judeu um cavalo que mancava visivelmente. O negócio foi fechado por cem rublos e o judeu tendo pago num bilhete aquela importância, foi-se com o animal. Um curioso que havia assistido à venda, o seguiu.

- Roubaram-te – disse ele ao judeu, − este cavalo manca muito.

- Eu bem sei, porque fui eu quem lhe enterrou um prego no pé para depreciar justamente o animal.

O curioso corre então atrás do árabe e lhe diz:

- Foste embrulhado, meu amigo, porque foi o judeu que fez o cavalo mancar.

- Tu me fazes rir, − respondeu o árabe. – Eu bem vi o truque do espertalhão, mas o meu cavalo é manco de nascença.

O curioso volta ao judeu e conta o que sabia.

- Ah! – disse ele, − que espertalhão é esse árabe! E eu que começava a ter escrúpulos de lhe haver passado uma nota falsa de cem rublos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário