terça-feira, 17 de abril de 2018

GRIPE

Manual de Instruções

Por Marcel Hartmann


Influenza A

→ É o mais perigoso. Mata mais, tem alto potencial de modificação e é mais facilmente transmitido. Hoje, os encontrados em seres humanos são o H1N1 e o H3N2.

Subtipo H1N1 → Responsável pela gripe espanhola em 1918, e modificado pela gripe suína em 2009. Hoje, causa a gripe comum.

Subtipo H3N2 → Responsável pela gripe Hong Kong de 1968, causou quase 50 mil internações nos Estados Unidos e já circula no Brasil.

Outros tipos → H2N2, H5N1, H1N2 etc.

Influenza

→ O vírus influenza é dividido em tipos e subtipos:

Influenza B → Não se modifica tanto e costuma causar surtos localizados em penitenciárias ou quartéis, por exemplo. Causa mais mortes em crianças.

Influenza C → Menos comum, afeta seres humanos, cães e porcos. Pode causar infecções mais graves, mas não gera epidemias, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês).

Influenza D → Afeta apenas bovinos.

Perguntas e Respostas

Qual a diferença da gripe comum para a gripe A?

→ A gripe A é o nome popular dado à gripe causada pelo vírus H1N1, que causou uma pandemia em 2009. No Rio Grande do Sul, não foi diferente: por aqui, houve 3.585 casos confirmados e 298 mortes. Há, na verdade, outros subtipos de vírus A, como o H3N2, por exemplo. Hoje, o H1N1 é considerado um vírus comum – o fato de ele circular não é atípico – e a vacina disponibilizada protege contra ele, assim como contra o H3N2 e o influenza B.

Como a gripe é transmitida?

→ Pela secreção das vias aéreas, por meio de tosse, espirro ou fala. Quando espirramos, uma “nuvem” de saliva com vírus flutua cerca de um minuto até cair, onde fica por cerca de uma hora. Se você passa a mão em uma região que recebeu essa “nuvem” (corrimão, teclado, maçaneta de porta) e coloca os dedos na boca, no nariz ou nos olhos, ou ainda se compartilha objetos de uso pessoal (talheres, escova de dentes), o vírus entra no organismo.

Sintomas da Gripe

→ Dor muscular
→ Dor de garganta
→ Cansaço
→ Febre alta (39ºC ou 40ºC)
→ Tosse (pode durar até duas semanas)
→ Mal-estar e fraqueza
→ Falta de apetite

Gripe ou Resfriado?

→ A gripe é mais severa e abrupta – dura cinco dias, derruba o indivíduo na cama e pode levar à pneumonia ou à morte. Agora, se você consegue ir trabalhar, ainda que com nariz escorrendo, garganta irritada, mal-estar e febre baixinha, então é porque tem resfriado, que é mais brando e perdura por dois a quatro dias. Além disso, enquanto a gripe é causada pelo vírus influenza, o resfriado é causado por outros agentes, entre eles o rinovírus e o coronavírus.

Por que idosos e crianças são grupos de risco?

→ Os dois grupos têm imunidades baixa e dificuldade em responder à infecção pelo vírus.

O que fazer se fiquei gripado?


→ Não há muito o que fazer além de esperar o organismo combater o vírus. Repouse e beba bastante água e trate os efeitos secundários – analgésicos para dor de cabeça, descongestionantes nasais para melhorar a respiração, antitérmicos para a febre.

Como evitar?

→ Evite apertar a mão das pessoas enquanto estiver com gripe. Quem tem gripe costuma coçar o nariz e passar o vírus para a mão.

→ Lave as mãos com álcool ou sabonete.

→ Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca.

→ Não use lenços de pano para assoar o nariz. Opte por descartáveis.

→ Mesmo em dias gelados, deixe as janelas abertas, ao menos quando você não está em casa, para o ar circular.

→ Ao espirrar, tape a boca na dobra do cotovelo em vez de usar a mão.

→ Evite compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, escova de dentes ou toalha.

Campanha de Vacinação


→ Quando: entre  abril e  junho (começo do outono e começo do inverno)

→ Onde: Postos de Saúde

→ Quanto: gratuito na rede pública

→ Quem tem direto: Professores das redes pública e privada, pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre seis meses e cinco anos, gestantes, mulheres até 45 dias depois do parto e pessoas com doenças crônicas (respiratórias, cardíacas, renais, além de obesos e diabéticos). Além desses grupos, recebem vacinas também indígenas, diretamente nas aldeias; profissionais de saúde, nos próprios locais de trabalho; e a população privada de liberdade.

*O nome do vírus (influenza) vem do italiano: a população local compreendeu, nos idos do século 15, que a doença aparecia por influenza degli astri (influência dos astros, como estrelas e planetas). No inglês, a expressão foi reduzida para flu.

(Do Caderno Vida, de Zero Hora, abril de 2018)



Um comentário:

  1. Muito esclarecedor.

    Quanto mais pessoas se vacinarem, menor é a propagação do vírus.

    ResponderExcluir