quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Como fazer o churrasco perfeito?



Por Raphael Soeiro
  
(1) Matéria-prima
  
→ Carne fresca é bem vermelha. Carne escura é sinal de que ficou muito tempo no mercado. Dica para a picanha: peças que pesam mais de 1,1 kg incluem partes de coxão duro. Picanha de verdade é pequena.

(2) Tempere na hora

→ Espalhe sal grosso na carne e na gordura, mas bata o excesso. Isso deve ser feito 5 minutos antes de assar. Nada de salgar na noite anterior, senão o sal suga os líquidos da carne e a deixa com jeito de bacalhau – seco e salgado.

(3) Controle o calor

→ Faça uma pirâmide de carvão a 10 cm da grelha (ou do espeto). Concentre-a em um lado para ter duas temperaturas: uma mais alta para dourar a carne, próxima ao carvão, e outra mais baixa, no canto oposto, para cozinhar lentamente.

(4) Gordelícia

→ A gordura armazena boa parte do aroma e do sabor da carne. Faça incisões quadriculadas nela (sem chegar à carne). Asse primeiro com a gordura para cima. Isso derrete a gordura, que penetra a carne e a deixa molhada.

(5) Virada é mais gostoso

→ Quando a parte de baixo estiver dourada, é hora de virar a gordura para o fogo. Isso impede que o calor penetre na carne, e ela assa lentamente. Atenção: não fure a peça ao virá-la. Qualquer incisão, e os sucos da carne vão para o espaço. Use um pegador, e não um garfo, ou faça do jeito gaúcho: asse no espeto, para cozinhar lentamente.

Para não defumar!

→ Espalhe as cinzas do churrasco anterior sobre o carvão para diminuir a fumaça quando pingos de gordura caírem.

Aprisione o suco!

→ Se você seguir estas dicas, a carne ficará “selada”: cauterizada em temperatura alta por todos os lados e com os sucos armazenados.
  
(Da revista Super Interessante, julho de 2016)





2 comentários:

  1. Me tira uma dúvida é imagem do gaúcho é de sua autoria ou posso usar a mesma em um projeto ?

    ResponderExcluir
  2. A imagem é da internet é não tinha nome do autor. Creio que podes usar à vontade.

    ResponderExcluir