quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

No tabuleiro da baiana



Tabuleiro da baiana: Banquinhas montadas pelas vendedoras de quitutes que oferecem algumas das iguarias mais tradicionais da Bahia e guardam histórias da África e do Brasil.

Folha de arruda: Sempre há em suas banquinhas um vaso com folhas de arruda para combater o mau-olhado e a inveja.

Roupa da baiana: Em sua versão original, era bem mais simples que hoje em dia, é feita de tecidos modestos. Os adereços também aumentaram e ficaram mais coloridas com o tempo.

Dendê: Azeite em que o acarajé é fritado. Sucesso absoluto nas mesas baianas, é usado até como combustível na África. Lá, é produto de exportação para a Ásia e Europa.

Acarajé: O nome deriva da junção de acará com jé, que é comer em ioruba. É uma oferenda a Iansã, e foram suas devotas as primeiras a começar a vender o acará nas ruas É um alimento muito rico, pois é feito à base de feijão, que é proteína. Melhora o humor, pela presença do gengibre.

Abará: Mais uma das comidas de santo que vai às ruas, o abará é considerado uma oferenda a Xangô. É mais saudável que o acarajé por não ser frito.

Bolinho de estudante: Alguns defendem que o doce foi criação brasileira com influência portuguesa. Ganhou o nome por ser barato. É calórico, mas é uma ótima opção para os dias de folia, porque tem açúcar.

Camarão: Riquíssimo em proteínas, o camarão seco é uma boa opção se combinado com o acarajé. Juntos, engordam menos, porque a combinação do carboidrato com a proteína diminui a absorção do açúcar.

Caruru: A depender de como é cortado, o quiabo pode ser oferenda a Iansã, Xangô ou Erê. Tem baixo valor calórico e não engorda tanto quanto o vatapá.

Cocada: Alguns dizem que o doce é português; outros, brasileiro. Funciona como repositor de energia no Carnaval, por conter carboidratos, mas são os itens mais calóricos do tabuleiro.

Pimenta: Usada para dar um gostinho a mais nos acarajés e abarás, costuma ser bem picante. Só quem é corajoso pede para a baiana caprichar no molho de pimenta.

Salada: Originalmente, não acompanhavam o acarajé e o abará. Seria o alimento ideal, mas deve ser evitado por conta das condições de produção e armazenamento.

Vatapá: De origem controversa, surgiu como oferenda às orixás mulheres, as Iabás. Tem valor nutricional alto, mas engorda, por se feito de farinha ou de pão. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário