sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Antes da fama

Antes de se tornar uma das musas do cinema do século XX, a atriz Greta Garbo foi assistente de salão de beleza. E Rodolfo Valentino – o maior astro do cinema mudo -, o que fez antes da fama? E o mestre do suspense Stephen King, como sobrevivia antes de se tornar famoso? Nas próximas linhas, você saberá o que eles e muitos outros mestres, gênios e mitos fizeram antes de se tornarem conhecidos.


Quando nem sonhava em ser um astro da nascente indústria cinematográfica, Rodolfo Valentino (foto acima) levou a vida como jardineiro e lavador de pratos.

Foi como frentista de posto de gasolina que Stephen King trabalhou antes de se tornar conhecido como escritor. O autor de O Iluminado também passou roupas numa lavanderia.

Na época em que se tornar cantor era apenas um sonho, o mito Francisco Alves trabalhou como taxista, engraxate e operário de uma fábrica de chapéus.

Não era só de música que Carlos Gomes entendia. O compositor brasileiro, autor de O Guarani, música prefixo da abertura da Voz do Brasil, sabia costurar paletós e calças, função aprendida nos tempos em que trabalhava como alfaiate.

Quando nem imaginava que seria chamado de Rei do Rock, Elvis Presley ganhava a vida como motorista de caminhão. Além disso – o que pouca gente sabe -, Elvis foi coveiro.

Louis Armstrong, um dos maiores ídolos da música afro-americana, foi limpador de túmulo e mais tarde, músico de uma banda que tocava em funerais.

Antes da fama, Andy Warhol − talvez o maior mestre da pop art −, trabalhou como estilista de moda.

Antes de se consagrar como escritor, Herman Melville trabalhou como marinheiro. Suas aventuras pelos mares do sul inspiraram boa parte de seus livros, entre eles o célebre Moby Dick.

Outra grande personalidade da cultura universal que chegou a ganhar a vida como marinheiro foi o compositor russo Nicolai Rimski-Korsakov.

Outro que singrou pelos mares antes de se tornar conhecido foi o escritor de origem polonesa Joseph Conrad.

Além de corretor de valores, o pintor Paul Gauguin foi marinheiro. A paixão do francês Gauguin pelas ilhas do Pacífico era tamanha que ele, em determinado ponto da vida, abandonou a civilização para viver no Taiti.

Fernando Sabino foi baterista de um grupo musical e nadador. Sua especialidade era o nado costas, categoria que lhe valeu vários prêmios.

O escritor Paulo Coelho, além de autor de teatro e jornalista, foi compositor. É de sua autoria, em parceria com Raul Seixas, músicas famosas como Gita e Eu nasci há 10 mil anos atrás.

O escritor brasileiro Érico Veríssimo exerceu a função de farmacêutico.

Antes de se imortalizar como escritor, Guimarães Rosa exerceu duas profissões: diplomata e médico.

Pedro Nava, outro grande homem de letras nascido no Brasil, também exerceu a profissão de médico durante anos.

Antes de escrever sua primeira peça, o dramaturgo Plínio Marcos foi jogador de futebol, e, imaginem, palhaço de circo.

O compositor Chico Buarque foi topógrafo.

A grande atriz de teatro, cinema e televisão, Fernanda Montenegro, já foi locutora de rádio. O nome do programa era Central do Brasil.

O escritor Rubem Fonseca foi delegado de polícia.

Roberto Carlos, o Rei, foi auxiliar administrativo do Ministério da Fazenda.

O cantor e compositor Erasmo Carlos teve a seguintes profissões: office-boy, vendedor e porteiro.

Dona Ivone Lara, a grande dama do samba, foi enfermeira de hospital.

Em uma idade precoce, Tom Cruise se juntou a um seminário para se tornar um sacerdote. Cruise também passou um curto período de tempo em Kentucky, onde foi um paperboy para o Louisville Courier-Journal.

Richard Gere frequentou a Universidade de Massachusetts em Amherst em uma bolsa de ginástica, onde estudou filosofia.

Antes de Clark Gable se tornou o rei de Hollywood, ele trabalhava como vendedor de gravatas na loja de departamento Meier & Frank.

Trecho do livro Coisas de Gênio - Fatos pitorescos e curiosidades
sobres os maiores gênios da cultura universal)

(Da Revista Hierophant)



Nenhum comentário:

Postar um comentário