domingo, 17 de dezembro de 2017

Robert Koch

(1843-1910)


→ Nascido em 11 de dezembro de 1843, na cidade de Clausthal, Alemanha, Heinrich Hermann Robert Koch foi um dos fundadores da microbiologia e dos estudos relacionados à epidemiologia das doenças transmissíveis.

→ Sua trajetória profissional iniciou-se em 1862, aos 19 anos, quando estudou medicina na Universidade de Göttinen. Depois de colar grau como médico em 1866, Koch foi para Berlim estudar química. Neste mesmo ano, Koch casou-se com Emmy Fraats, mãe de sua única filha, Gerttrud.

→ Em 1867, ele se estabeleceu como clínico geral, depois de um período como assistente no Hospital Clínico em Hamburgo. Em 1870, serviu na guerra Franco-Prussiana. De 1872 a 1880 Koch foi médico em Wollstein, onde conduziu suas pesquisas. Um de suas grandes contribuições deu-se em 1876, quando o médico alemão demonstrou o ciclo de vida do bacilo de antraz, o primeiro agente microbiano cujos efeitos patogênicos foram comprovados pela bacteriologia.

→ Em 1882, Koch descobriu o bacilo da tuberculose. Além de cultivá-lo fora do organismo humano, conseguiu provocar a doença em animais com o produto dessa cultura. Postulou, então, as exigências que julgava necessárias para a demonstração da etiologia bacteriana de qualquer doença: isolar o microrganismo em culturas puras, inoculá-lo em animais de experiência e produzir uma doença cujos sintomas e lesões fossem idênticas ou equiparáveis às da doença “típica” no homem.

→ Em 1883, Koch foi enviado para o Egito como líder da Comissão Alemã da Cólera para investigar o aparecimento da doença naquele país. Lá ele descobriu o vibrião e levou culturas puras para a Alemanha.

→ Foi nomeado Diretor do recém formado Instituto de Higiene da Universidade de Berlim em 1885. Seis anos depois, tornou-se professor honorário da faculdade de Medicina de Berlim e diretor do novo Instituto para doenças Infecciosas. Durante esse período, Koch retornou ao seu trabalho com a Tuberculose. Ele buscou prender a doença por meio de uma preparação, a qual chamou de Tuberculina, feita a partir de culturas do bacilo. Ele fez duas preparações deste tipo e as chamou de nova e velha Tuberculina respectivamente. A nova Tuberculina, embora tenha sido uma decepção em termos de valor de cura, levou à descoberta de substâncias de valor diagnóstico. Enquanto este trabalho sobre a tuberculina estava avançando, seus colegas do Instituto para doenças infecciosas, Von Behring, Ehrlich e Kitassato conduziram e publicaram seus trabalhos que marcaram época na Imunologia da Difteria.

→ Foi durante os últimos anos de sua vida que Koch concluiu que o bacilo que causa a tuberculose humana e bovina não são idênticos. Esta constatação, embora correta, causou controvérsia e oposição no Congresso Médico Internacional sobre a Tuberculose em Londres em 1901.

→ Koch recebeu prêmios (como o prêmio Nobel de Medicina em 1905) e medalhas, doutorados honorários das Universidades de Heidelberg e Bologna, cidadania honorária de Berlin, Wollstein e sua cidade natal de Clausthal e associações honorárias em sociedades culturais e academias em Berlin, Viena, Posen, Perugia, Nápoles e Nova York. Ele ganhou a ordem da Coroa Alemã, a Grande Cruz da Ordem Alemã da Águia Vermelha (a primeira vez que esta distinção foi dada a um médico), e ordens da Rússia e Turquia. Faleceu em 27 de Maio de 1910.

Fontes:

Biblioteca Virtual Adolpho Lutz. Estudos superiores e de especialização. Robert Koch




Nenhum comentário:

Postar um comentário