sábado, 2 de dezembro de 2017

Pavilhão Airton



O leitor Paulo Roberto Surita tinha 18 anos e trabalhava com o pai numa empresa de material para construção na Avenida Protásio Alves quando um funcionário do Grêmio Esportivo Força e Luz entrou na loja e disse: “Preciso comprar umas tábuas para consertar o Airton”.

Que o zagueiro do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense tinha o apelido de Pavilhão − desde a insólita transação entre os dois clubes, quando foi trocado por uma arquibancada de madeira e mais uma grana − todo mundo sabia. Mas que o pavilhão da Rua Alcides Cruz tinha ganho o nome do jogador era novidade.

Airton morreu dia 3 de abril de 2012. Na foto abaixo, ele aparece, assistido pelo jovem Paulo Sant'Ana (de sapato claro), recebendo o terno Bier a que tinha direito como craque da rodada em agosto de 1962.


(Do Almanaque Gaúcho de Zero Hora)

Nascido no dia 31 de outubro de 1935, Airton deixou o time do Força e Luz de Porto Alegre para o Grêmio trocado por um pavilhão. Este foi o preço do passe dele, daí o apelido que o acompanhava.

Considerado superior a Figueroa e até mesmo a Domingos da Guia, Mauro, Bellini, Djalma Dias, Luiz Pereira e Oscar, Airton é uma unanimidade entre os gaúchos. É referenciado até hoje como "o dono da área" e sem fazer faltas, ressalva o jornalista Armindo Antônio Ranzolin em dedicatória na contracapa do livro "Airton Pavilhão, o zagueiro das multidões", de Celso Sant´Anna, que perpetuou Airton Pavilhão em 124 páginas.

Airton Pavilhão marcou época no Grêmio ao lado de Arlindo, Alberto, Altemir, Áureo, Ortunho, Élton, João Severiano, Juarez, Paulo Lumumba, Sérgio Lopes, Milton, Vieira, Alcindo, Marino, Carlos Froner, dentre tanta gente boa. Brilhou também na Seleção Gaúcha, teve passagens pela Seleção Brasileira, como em 1962, ano da Copa do Chile, e só não ficou no Santos, em 1958, porque não quis.

Joguei com Pelé, Jair Rosa Pinto, Veludo, Geraldo Scotto, Pepe e Zito e não fiquei lá porque sentia muita saudade do churrasco, do chimarrão, do minuano e do Grêmio”, dizia, rindo muito, o excepcional ex-zagueiro.

Após aposentar-se, trabalhou como funcionário da Secretaria Municipal de Esportes da prefeitura da capital gaúcha.

Airton faleceu em 3 de abril de 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário