domingo, 24 de dezembro de 2017

A música que foi censurada por causa uma palavra.


“Sou da universidade da vida.”


Waldick Soriano

Os versos dessa canção narram as dores de uma história de amor; no entanto o regime militar a censurou, em 1974, por não gostar da palavra “tortura”.

“Não entendo por que fui censurado. Se você ler Tortura de Amor, é uma música romântica, não tem nada sobre tortura. E sempre fui amigo dos militares, nunca fui contra os militares, sempre me dei muito bem com eles. Agora, Chico e essa turma entravam pesado contra eles... Mas eu nunca fiz música política.”

Em shows pelo Nordeste, o cantor Waldick Soriano conta uma de suas técnicas para decifrar a alma de uma cidade. O método consiste em perguntar onde fica a igreja matriz. Pois bem. Do lado oposto, está o cabaré − e Waldick.
  
Tortura de Amor

Letra e Música de Waldick Soriano

Hoje que a noite está calma
E que minha alma esperava por ti.
Apareceste, afinal,
Torturando este ser que te adora.

Volta, fica comigo só mais uma noite.
Quero viver junto a ti,
Volta, meu amor,
Fica comigo, não me desprezes,
A noite é nossa e o meu amor pertence a ti.

Hoje eu quero paz,
Quero ternura em nossas vidas.
Quero viver, por toda vida, pensando em ti.


* Esta música, Tortura de Amor, você pode escutar pela internet.

Waldick Soriano morreu em 4 de setembro de 2008, aos 75 anos, no Rio de Janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário