sábado, 4 de novembro de 2017

Medindo o comprimento



Imagine que você queira medir o comprimento da mesa de seu professor usando a sua mão como padrão. Definido um(1) palmo como a distância entre a ponta do seu dedo mindinho e a ponta do seu dedão, estando a mão bem aberta, você poderia usar o seu “palmo” como padrão para efetuar a medida.

Se todos os alunos efetuassem essa medição, tendo a mão como padrão, encontrariam o mesmo valor? Provavelmente não; afinal, as mãos dos seus colegas têm tamanhos diferentes.

Durante muito tempo, a humanidade enfrentou problemas com as medidas por falta de um padrão único aceito pelos diferentes povos. Até a época da Revolução Francesa, no século XVIII, os diversos países, e até mesmo as regiões de um país, usavam padrões de medida diferentes. Já imaginou a confusão que ocorria nos momentos de comercializar mercadorias ou se comunicar cientificamente, por exemplo?

Por isso, a busca de um padrão que fosse seguido por todos é muito antiga. Um exemplo ocorreu no século XII, quando o então rei da Inglaterra definiu a jarda como padrão de comprimento; ela era a distância entre a extremidade do seu nariz e a extremidade do seu dedo médio, estando seu braço esticado na horizontal e para o lado.

Veja algumas unidades de comprimento usadas no passado e que até hoje são empregadas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.


Na figura acima, no alto, da esquerda para a direita: 1 polegada (dedão); abaixo, na mesma ordem: 1 = 12 polegadas; 1 jarda = 3 pés.


Um bom padrão deve ser uniforme, preciso e de fácil reprodução. Encontramos essas características nos padrões indicados nas imagens acima? Com certeza, não.

Para resolver essa questão, em 1790 a Academia Francesa de Ciências nomeou um comitê que propôs a criação da unidade metro (do grego metron, que significa “medida”) para medir comprimento. Nascia aí o sistema métrico.

Naquela época, o metro foi definido como a quarta parte de um meridiano terrestre dividido em dez milhões de partes. Na figura abaixo, essa quarta parte está indicada pela linha que desce do Polo Norte à linha do Equador. 


Vários países do mundo adotaram o sistema métrico. A Inglaterra, entretanto, se recusou na época a usar as unidades do novo sistema, e até hoje os países de língua inglesa utilizam principalmente as unidades antigas, como polegadas, pés e jardas.

Posteriormente, o metro padrão tornou-se uma barra de platina e irídio que ficou guardado no Bureau Internacional de Pesos e Medidas, situado na cidade de Paris, capital da França. Hoje, o metro é definido como a distância percorrida pela luz, no vácuo, no intervalo de:
     1
_________ segundo
299792458

No ano de 1960, em Paris, ficou determinado que, além do sistema métrico, novas unidades referentes a outras grandezas físicas seriam oficializadas e aceitas por vários países. Nascia o Sistema Internacional de Unidades (SI). Algumas unidades de base do SI são:

→ o metro como unidade padrão de comprimento;

→ o segundo como unidade padrão de tempo;

→ o quilograma como unidade padrão de massa.

(Do livro “Novo Passaporte para Ciências”,
de Ana Maria Pereira, Ana Paula Bemfeito,
Carlos Eduardo Pinto, Margarida Santana e Mônica Waldhelm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário