quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Em 1932, aconteceu em um carnaval

A primeira disputa entre escolas de samba aconteceu em 7 de fevereiro de 1932, na Praça Onze (foto abaixo), no Rio de Janeiro e foi organizada pelo jornalista Mário Filho.


Preocupado com a falta de assunto para o seu jornal, O Mundo Sportivo, entre os meses de dezembro e março, criou o primeiro concurso de escolas de samba.

O primeiro desfile das escolas de samba

A primeira disputa entre escolas de samba aconteceu em 7 de fevereiro de 1932, na Praça Onze, no Rio de Janeiro e foi organizada pelo jornalista Mário Filho.

Preocupado com a falta de assunto para o seu jornal, O Mundo Sportivo, entre os meses de dezembro e março, criou o primeiro concurso de escolas de samba.

A ideia de promover um desfile das escolas partiu de um repórter chamado Carlos Pimentel, muito ligado ao mundo do samba. No Mundo Sportivo, a ideia do desfile foi facilmente aceita, uma vez que lá atuavam três jornalistas que iniciavam com grande sucesso a carreira de compositor: Antônio Nássara, Armando Reis (Cristovão de Alencar) e Orestes Barbosa, todos também identificados com o samba.

Era uma ideia revolucionária, pois, até então, as escolas de samba limitavam-se a apresentar-se nas favelas e nos subúrbios e, eventualmente, na Praça Onze. Eram desconhecidas do público das demais regiões da cidade, o que pode ser comprovado pelas notas que convocavam os leitores para o desfile de 1932. Eis uma delas:

“O campeonato de sambas que o Mundo Sportivo fará realizar domingo de carnaval, na Praça Onze, destina-se a um extraordinário êxito. Independente do número de atrações, a grande competição de melodias tem o seu maior elemento de sucesso rumoroso na quantidade enorme de escolas já inscritas e que se preparam para o concurso. A ideia é realmente encantadora. Daí a acolhida entusiástica que teve a ansiedade com que é aguardada a sua realização”.

“Terá o público oportunidade de ouvir instrumentos mal conhecidos pela maioria da cidade. É o caso, por exemplo, da cuíca (que o redator chamou de "puíta"), cujo som se destaca de todos, pois é único e inconfundível. Para que o leitor tenha uma ideia da importância do campeonato de samba, diremos apenas que várias escolas entrarão na Praça Onze com mais de cem figuras cada uma. Além dos instrumentos conhecidos, outros aparecerão, por certo, na hora da parada sonora, criados pela febre de improvisação que sempre empolga os carnavalescos. O Mundo Sportivo oferecerá aos três primeiros colocados prêmios valiosíssimos que estão em exposição numa das vitrines da (loja) Capital”.

O resultado do desfile de 1932 foi o seguinte:

1º lugar - Estação Primeira de Mangueira
2º lugar - Segunda Linha do Estácio e Vai Como Pode (mais tarde, Portela)
3º lugar - Para o Ano Sai Melhor
4º lugar - Unidos da Tijuca.




Nenhum comentário:

Postar um comentário