quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Como manter suas plantas vivas

Manual por Marcelo Testoni


Plantas avisam quando algo não vai bem. Saiba interpretar os sinais que elas dão e como agir para salvá-las − às vezes, de você mesmo.

1. Manchas escuras Indicam fungos, geralmente causados por umidade excessiva. Caracóis, lesmas e insetos devem ser combatidos, pois transmitem esporos de fungos. Para curar a planta, só com antifúngicos, vendidos em lojas de jardinagem.

2. Rugas Sinal de seiva obstruída nos veios, o que reduz a captação de luz pela planta. Ácaros, pulgões e cochonilhas também sugam a seiva. Pulgões podem ser expulsos por joaninhas. Outra estratégia é pulverizar extratos naturais, como calda de fumo.

3. Raiz escura e cheiro forte Excesso de água apodrece as raízes. Na dúvida, cheire a base da planta. Se exalar odor forte, passe a regar menos e a não deixar a terra úmida demais.

4. Desbotamento e caule fino Falta de luz deixa as folhas com manchas amareladas e pintas marrons. Por outro lado, se as folhas estiverem enroladas, é porque há excesso de sol e a planta precisa ficar em um local mais sombreado.

Outros sinais

Galho saliente Um ramo vigoroso, que rouba os recursos energéticos. A simples retirada faz a planta florescer e frutificar.

Rasgos e fissuras Se o jardim é sujeito a ventanias, não cultive espécies com folhas largas, que ressecam e rasgam.

Pelos e espinhos Em tempo seco, plantas desidratadas criam pelos para captar umidade do ar e espinhos para se proteger de predadores sedentos.


(Da revista Super Interessante – janeiro de 2017)



Nenhum comentário:

Postar um comentário