quinta-feira, 5 de outubro de 2017

AUTOEXAME



O autoexame é, sem dúvida, o primeiro passo para o diagnóstico precoce de algumas doenças, sem a participação do médico. Poderá ser uma doença real ou suposta, investigada pelo nosso próprio paciente.

A busca preventiva não deverá ser uma obsessão, todavia temos o dever de zelar pelo nosso próprio corpo.

Ninguém conhece o seu corpo melhor do que você; portanto, fique atento para qualquer alteração de forma e sensações do seu corpo.

Autoexame dos testículos → Os testículos são glândulas localizadas no saco escrotal que produzem espermatozoides e testosterona. O câncer de testículos é o tipo mais comum em homens jovens, daí a importância do homem, com menos de 40 anos, autoexaminar-se mensalmente. Qualquer alteração no saco escrotal, tais como surgimento de nódulo, mudança de textura, edema, dor, feridas e ulcerações devem ser avaliadas pelo médico.

Autoexame da pele → Existem três tipos de câncer de pele, sendo o melanoma maligno o mais mortal. Mudanças na cor, textura da pele, ferida ou ulceração que não cicatrizam em 30 dias devem ser investigadas.

Quaisquer alterações em um sinal (pinta) tais como cor, irregularidade nas bordas, aumento de tamanho, coceira, prurido e sangramento devem ser investigadas e tratadas de imediato. O homem que usa barba deve verificar nódulos sob os pelos. O couro cabeludo também deve ser examinado. O médico deve ser sempre consultado.

Autoexame da boca → Examine sempre a sua boca com muita atenção e procure periodicamente o odontólogo. Fique atento com o sangramento das gengivas, as quais quando inchadas e sangrentas podem apresentar doenças orgânicas ou gengivite. Manchas esbranquiçadas na língua e na mucosa da boca são sinais de fungos. Sensibilidade alterada e mudança de cor da língua devem ser pesquisadas. Bolhas dolorosas nos lábios podem ser herpes. Ulcerações persistentes ou recorrentes podem ser sinais e sintomas de câncer na boca. O desgaste dos dentes deve ser avaliado.

Autoexame das mamas → O câncer de mama é a maior causa de morte por câncer entre as mulheres. Qualquer caroço ou nódulo, aumento ou retração do mamilo, secreção amarelada ou sanguinolenta, retração de pele ou outros sinais e sintomas devem ser diagnosticados. Aprenda, com o seu médico, a fazer o autoexame, na frente de um espelho grande. O homem também deve avaliar suas mamas, pois está sujeito a câncer das mamas.

Autoexame geral → Nódulo, doloroso ou não, em qualquer parte do corpo, coloração alterada da urina e fezes, hematomas sem razão aparente, tosse seca ou com sangue, ingestão excessiva de água, perda brusca de peso, febrícula diária ou qualquer mudança no seu organismo devem ser imediatamente analisados por médico. Ninguém é mais responsável pela sua saúde do que você.

Cremers 5801, médico
Dr. Eliseu Santos
dreliseusantos@terra.com.br


Um comentário: