terça-feira, 5 de setembro de 2017

Calça “Jeans” nasceu com a Califórnia


Uma lenda: o primeiro par de jeans


Em suas viagens à região das minas, Levi oferecia seus tecidos de sarja para fabricar tendas. Um dia, em 1850, um mineiro lhe disse que não precisava de tendas, mas de uma calça resistente que não rasgasse facilmente. Antevendo uma oportunidade, Levi tira as medidas do homem e lhe promete fazer rapidamente as calças, sob medida. Encontra um alfaiate em uma cidade próxima, a quem pede que costure um par de calças com o seu brim que usava para fabricar as tendas. Manda colocar bolsos fundos nas calças para guardar as pepitas e as ferramentas. Assim nasce seu primeiro par de calças. O mineiro, entusiasmado, pagou-lhe US$ 6 em ouro. Logo a notícia se espalha pelas minas, virando uma verdadeira febre.

A partir de 1860, Levi começou a importar um tecido de brim feito em Nîmes (França), que na América passou a ser conhecido primeiro como “de Nimes”, e depois como “denim”. Levi e seus cunhados começam, então, a manufaturar as primeiras calças jeans do mundo, em brim índigo, que logo se tornariam famosas. O negócio cresce rapidamente e Levi funda a Levi Strauss & Co., em Nova York. Diversas filiais são abertas e, utilizando a publicidade através de catálogos, a firma prospera rapidamente.

Jacob Davis, um judeu originário da Lituânia, era alfaiate em Reno, Nevada, e comprava regularmente retalhos de tecido na Levi Strauss. O alfaiate tinha um cliente que sempre rasgava os bolsos das suas calças. Tentando encontrar uma maneira de reforçar os bolsos de suas calças, teve a idéia de colocar rebites de metal em alguns pontos específicos da calça, como os cantos dos bolsos. Essas calças, únicas no mundo, fizeram sucesso instantâneo. Temendo ser copiado, Jacob imediatamente pensou em patentear a idéia e, como precisava de um sócio, lembrou-se de Levi Strauss. Esse experiente comerciante, prevendo o potencial do novo produto, aceitou a proposta. Jacob Davis mudou-se para São Francisco e os dois começaram a trabalhar juntos.

Em 1873, os dois registraram a patente de nº 139.121 do Departamento americano de Marcas e Patentes. Por isso, o dia 20 de maio de 1873 é considerado o "aniversário do blue jeans", porque embora as calças de denim já fossem usadas por operários, foi o ato de colocar pela primeira vez rebites nessas calças tradicionais que criou o que hoje o mundo todo reverencia como os famosos "jeans Levi’s".

(Texto de Zevi Ghivelder)

A Origem da palavra jeans


A raiz da palavra jeans foi notada pela primeira vez em 1567 como Genoese ou Genes, um termo usado na descrição das calças dos marinheiros da cidade de Gênova/Itália. Os rebites de reforço foram patenteados em 1873 por Levi Strauss e Jacob Davis. Tachinhas de cobre foram utilizadas para dar uma maior resistência aos bolsos que não estavam resistindo ao peso colocados neles. Os pontos críticos das calças foram reforçados, tornando-as mais duráveis.

Vida

Nascido numa família judaica no pequeno vilarejo de Buttenheim (Francônia), com o nome Löb Strauß (por vezes grafado Loeb Strauss), era filho caçula entre sete irmãos. Seu pai, Hirsch Strauß, um pobre vendedor-ambulante, morreu em 1846 de tuberculose, quando Löb tinha apenas dezesseis anos. Um ano depois, em 1847, a mãe Rebecca Strauß decidiu emigrar com três dos seus filhos mais novos para os Estados Unidos, seguindo os dois filhos mais velhos. Estes dois irmãos, Jonas e Louis Löb, já moravam há alguns anos em Nova Iorque como comerciantes para produtos têxteis. Löb Strauß naturalizou-se estadunidense em 1840, mudando seu nome para Levi Strauss.

Seus primeiros anos em Nova Iorque, ele passou trabalhando na loja dos seus irmãos mais velhos. Com as primeiras notícias sobre as descobertas de ouro na Califórnia, ele decidiu abrir em San Francisco uma loja de tecidos e roupas em 1853, junto com seu cunhado David Stern, fundando assim a famosa empresa Levi Strauss & Company.

Em 1872 o costureiro Jacob Davis de Reno (Nevada) propõem a Levi Strauss a idéia de reforçar as costuras das calças usadas pelos mineiros com rebites. O sucesso de venda destas calças foi tão grande, que Strauss e Davis decidiram requerer o patente. O dia 20 de maio de 1873 marca o início da história de sucesso da calça jeans, pois neste dia foi concedido o United States patent no. 139121 para os assim chamados Waist-Overalls reforçados com rebites de cobre.

Levi Strauss morre em 26 de setembro de 1902, na sua casa em San Francisco, na qual morava com a família da sua irmã Fanny, deixando para seus sobrinhos Jacob, Louis, Abraham e Sigmund Stern a Levi Straus & Company. Seu túmulo encontra-se no cemitério Hills of Eternity em Colma, ao sul de São Francisco.
  

Etiqueta e assinatura


Nenhum comentário:

Postar um comentário