terça-feira, 12 de setembro de 2017

A invenção do sanduíche



John Montagu, Lord Sandwich, era um jogador apaixonado de cartas e muito se incomodava, quando em meio do jogo era preciso interrompê-lo, por mais ou menos tempo, para se cuidar de fazer bem ao estômago.

O empenho que mostrava em remediar este mal, fê-lo ter um dia a feliz ideia de substituir o banquete com seus incômodos preparativos de mesa, pelos pedacinhos de pão superpostos com uma tênue fatia de presunto de permeio, os quais eram acamados em bandejas e assim colocados ao lado dos jogadores. Essa disposição permitia a estes satisfazer o apetite, sem precisar tirar as cartas das mãos.

O momento exato no qual o sanduíche nasceu remonta ao ano de 1762 (embora outros especialistas digam que foi em 1765) em um exclusivo clube de jogo ao qual só 25 homens podiam entrar, sendo que um deles era o Príncipe de Gales.

O escritor francês Pierre-Jean Grosley relatou a ocasião da criação do prato em um de seus livros: "Um secretário de Estado passou 24 horas em uma mesa de jogo, tão absorto nisso que, durante todo o tempo que esteve ali, não comeu nada além de um pedaço de carne entre duas fatias de pão tostado, que devorou sem tirar os olhos do jogo".

Este novo prato começou a virar moda durante minha estadia em Londres e adotou o nome do político que o inventou", explica Grosley. O historiador Nicholas Rodger, autor de um livro sobre a vida de John Montagu, defende que esta história pode ser apenas um rumor, embora considere o Lord Sandwich como o verdadeiro criador do sanduíche em sua forma original, com carne bovina entre dois pedaços de pão. Nem seu papel ao comando da força naval britânica, nem seu trabalho no Governo, nem seu mecenato sobre Händel e o capitão Cook; o nome de Lord Sandwich estará ligado para sempre a esses dois pedaços de pão, com os quais, mesmo sem saber, passou para a posteridade.


John Montagu “Lord Sandwich”: 1718 - 1792


Nenhum comentário:

Postar um comentário