segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Rir é um santo remédio



→ E já que o assunto é felicidade, rir é um santo remédio e ajuda a conquistar a tal felicidade. Veja 10 razoes para você rir.

01. Aumenta o rapport*, fortifica os relacionamentos, ajuda a superar as barreiras da comunicação.

O humor geralmente cria espaços para a colaboração. As diferenças entre membros de uma equipe, gerentes e assistentes podem ser reduzidas quando eles acham um ponto em comum. Em uma grande empresa, os catorze membros de uma equipe de trabalho haviam criado um hábito fora do comum: estabeleceram a “meia hora da piada”, sempre após o almoço. Em pouco tempo, a coesão e a produtividade aumentaram, já que os atrasos acabaram e o grupo passou a trabalhar melhor.

02. Diminui as chances de demissão.

Pessoas que trabalham em um ambiente positivo, que permite o humor, têm maior tendência de permanecer no emprego e manter relacionamentos. O humor também é o segredo de muitos casamentos bem-sucedidos.

03. Aumenta a produtividade.

Está mais que provado que as pessoas que gostam do que fazem, do ambiente em que trabalham e dos colegas de equipe, produzem mais e melhor.

04. Impulsiona a criatividade.

As pessoas bem-humoradas “colorem as coisas”, não têm medo de parecer bobas de vez em quando, arriscam-se, veem tudo sob um prisma mais alegre. São, por isso, indicadas para resolver problemas.

05. Ajuda a controlar o estresse.

Por várias razões, o humor reduz a pressão do perfeccionismo e permite um alívio físico das tensões. É uma válvula de escape muito eficiente.

06. É um ótimo exercício para o sistema cardiovascular.

Uma boa gargalhada aumenta o nível de respiração, a pressão do sangue e o funcionamento do músculo cardíaco. Quando cessa, tudo volta ao normal. Boas gargalhadas durante o dia permitem esse exercício do sistema cardiovascular.

07. Estimula os órgãos internos.

Uma boa risada é uma ótima massagem nos órgãos internos, ajudando-os a trabalhar melhor. Pode auxiliar, inclusive, o funcionamento dos intestinos.

08. Estimula o sistema imunológico.

Quando o sistema de defesa do nosso organismo está forte, temos menores chances de pegar resfriados, gripes, etc. Aproveitamos melhor a vida e realizamos nosso trabalho de maneira satisfatória.

09. Suaviza a dor.

Gargalhadas liberam endorfinas.

10. Além de tudo isso, é divertido.

Graças ao humor, somos mais felizes, saudáveis, criativos, produtivos e nossos relacionamentos tornam-se mais agradáveis.


*****

*Rapport é um conceito originário da psicologia que remete à técnica de criar uma ligação de empatia com outra pessoa. O termo vem do francês rapporter, cujo significado remete à sincronização que permite estabelecer uma relação harmônica.

(Parte de um artigo de Leila Navarro, palestrante motivacional,
na revista MI Muscle In Form – 2014)


Nenhum comentário:

Postar um comentário