domingo, 2 de julho de 2017

De Palácio a Museu

Maria Clara Pecorelli


→ Ao longo do século XVIII várias chácaras e olarias foram se estabelecendo na Estrada do Catete, e até mansões. A partir da chegada da Corte de D. João (futuramente VI) em 1808, ampliou-se a ocupação nobre do lugar. Um riquíssimo barão do café, o de Nova Friburgo, escolheu o terreno de uma antiga casa na altura do número 150 para construir a sua moradia na capital, e ali ergueu um palácio grandioso e requintado.

→ Com projeto do arquiteto alemão Carl Friedrich Gustav Waehneldt, foi concluído nos 70 do século XIX em estilo neoclássico. O terreno abriga, além do palacete, um imenso jardim, com gruta e coreto – e está compreendido entre as Ruas do Catete, Silveira Martins e Praia do Flamengo.

→ A partir de 1897 passou a ser sede do Governo brasileiro. É um prédio imponente, encimado nos quatro vértices por estátuas de águias, que singularizam a construção. Os diversos aposentos são ricamente decorados e possuem obras e esculturas de artistas importantes.

→ Vários eventos históricos lá tiveram lugar, tais como a morte do presidente Afonso Pena, em 1909; a assinatura da declaração de guerra contra a Alemanha, em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial; a visita e hospedagem do cardeal Pacelli, futuro Papa Pio XII, em 1934; a declaração de guerra contra o Eixo, na Segunda Guerra Mundial, em 1942; o suicídio do presidente Getúlio Vargas, em 1954, com um tiro no coração, em seu aposento no terceiro andar do palácio, entre outros.

→ Agora é Museu da República. Com a transferência da capital do país para Brasília, o palácio virou museu, inaugurado em 15 de novembro de 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek. Possui uma biblioteca valiosa, com publicações sobre Ciências Sociais e História do Brasil, incluindo obras raras. Centenas de títulos de vídeos e CDs. Em seu acervo, estão obras de pintores importantes para a história do Brasil, como João Batista Castagneto (1862-1900) e Armando Viana (1897-1991).

→ Os visitantes percorrem todas as salas do palácio apreciando seu mobiliário e decoração, e chegam ao último andar onde conhecem a exposição permanente “Respublica”, que destaca eventos importantes da história do Brasil no período republicano, através de painéis e fotos.

(Da revista Circuito n° 65 – 2014)


*O Museu da República fica na estação Catete, do Metrô do Rio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário