sexta-feira, 31 de março de 2017

Trajes de festa



Traje esporte → Usado em eventos como batizados, almoços exposições. É o mais simples e informal. Para as mulheres, calças, camisetas coloridas, camisas, vestidos de alça, saias, suéteres, mocassins, terninhos esportivos. Tecidos: crepe, algodão, linho, veludo, camurça e malha. Para os homens, calças de brim ou gabardine cáqui, jeans, camisas e polos, mocassins esportivos e botas de camurça.

Traje passeio ou Esporte Fino → Típico de vernisages, almoços, conferências, teatro. É um pouco mais formal. Para as mulheres, até as 18 horas, prevalecem pantalonas, túnicas, tailleurs de calça ou saia com blazer e bolsas esportivas, mas não muito grandes. Os eventos noturnos pedem um pretinho com salto e bolsa pequena. Tecidos: seda, microfibra, linho, algodão e jérsei. Já os homens devem usar ternos com gravatas, mas até as 18 horas são permitidas calças esportivas acompanhadas de blazer escuro, mocassins e ternos claros sem gravata.

Traje Passeio Completo ou Social → Aqui predomina a formalidade presente em eventos como jantares, coquetéis, óperas e grandes comemorações. Para as mulheres, conjuntos de crepe, tailleurs de seda, vestidos de musseline, decotes e fendas discretos e vestidos de alça, com bordados sutis. Além disso, usam-se bolsas pequenas, sapatos ou sandálias de salto alto (com meias finas), xales e echarpes de tecidos nobres. Para os homens, terno de padrão único escuro, com camisa social, gravata e sapato preto.

Traje Black-Tie ou Rigor → São roupas para noites de gala. Para as mulheres, vestidos longos ou curtos sofisticados. Valem decotes profundos, brilhos, bordados e transparências. Saltos altos, meias finíssimas, carteiras e bolsinhas de metal. Pode-se usar uma grande echarpe, estola ou mantô do tecido do vestido. Tecidos: brocados, metalizados, tafetás de seda, shantungs, georgettes. Para os homens, smokink e sapatos lisos de verniz ou pretos de amarrar.

Imagem de J. Carlos

(Do livro: “O Original Almanaque Dúvida Cruel”, de Priscila Arida)



Nenhum comentário:

Postar um comentário