sábado, 18 de março de 2017

Dicas para uma vida saudável


Mitos e Verdades da Azia

Algumas receitas caseiras podem acabar agravando o problema.

É só comer alguma coisa que a sensação de queimação já começa. Se você se identificou com essa afirmação, talvez faça parte dos 20 milhões de brasileiros que sofrem de azia, conforme estima a Organização Mundial de Saúde (OMS). E se você não conhece essa sensação, saiba que ela pode aparecer a qualquer momento.

‒ Normalmente, se analisarmos a população geral, todo mundo teve ou terá azia alguma vez na vida – avalia Ismael Maguilnik, chefe do Serviço de Gastroenterologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, RS.

Mas antes de começar a falar do problema, é preciso estar ciente dos tipos de azia. Há aquele provocado pela alimentação (esse que você ainda pode ter) e outro relacionado ao refluxo. O primeiro caso aparece depois da ingestão de grande quantidade de comida e até de episódios de estresse ou preocupação. Já quem sofre de refluxo – quando o suco gástrico faz o caminho contrário dos alimentos – pode ter como gatilho o consumo de café, bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos (se consumidos em excesso) e o tabagismo.

‒ A gordura retarda o esvaziamento do estômago e, para quem tem tendência ao refluxo, pode ser um desencadeante – explica o professor titular da UFRGS Carlos Fernando de Magalhães Francesconi.

Independente do que provocou a azia, receitas do tempo da vovó não faltam na hora de apagar a queimação. Com a ajuda dos especialistas, listamos abaixo cinco mitos e verdades que rondam o problema.

  
Deitar após as refeições piora o problema → Mas isso vale apenas para quem tem azia relacionada ao refluxo, que pode ser desencadeada ao deitar.


Leite gelado ameniza a queimação → Quando ingerido, o leite pode até neutralizar o ácido, mas, em seguida, estimula a sua produção, agravando o quadro.


Sucos ácidos, como de limão ou laranja, reduzem a azia → Fuja dessa opção. Além de não modificar a sensação, pode piorá-la.


Fazer jejum pode causar azia → O máximo que vai acontecer é você ficar com fome. 


Ingerir líquidos durante as refeições piora o problema → Ele não fazem bem nem mal quando o assunto é azia.

(Caderno Vida de Zero Hora – março de 2017)




Nenhum comentário:

Postar um comentário