sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

O brinco

Luís Fernando Veríssimo


‒ Alô?
- Russo, deixa eu falar com a Moira.
- O quê?
- Eu sei que ela está aí. Passa o telefone pra ela.
- Maurão, você enlouqueceu? O que que a Mora ia estar fazendo aqui a esta hora?
- Eu só quero falar com ela, Russo. Não vou brigar, não vou fazer cena...
- Mas o que é isso? Você sabe que horas são?
- Desculpe se interrompi qualquer coisa, mas eu preciso falar com a Moira.
- Maurão. Escuta. São três horas da manhã, eu estou dormindo, não tem ninguém aqui comigo e muito menos a... Ô Maurão! O que você pensa que eu sou? Você e a Moira são meus melhores amigos!
- A Moira não é só amiga, não é Russo? Eu sei. Você e ela...
- Mas que loucura! Marcão...
- Deixa eu falar com ela!
- Quer saber de uma coisa? Vai à... Se a Moira não está em casa eu não tenho nada a ver com isso. Aqui ela não está.
- Você não sabia, mas eu vi você comprando o brinco no calçadão.
- Que brinco?
- Eu vi! E no dia seguinte o brinco apareceu na orelha da Moira.
- E ela disse que eu dei pra ela?
- Ela não disse nada. Eu vi!
- Maurão...
- Você quer que eu faça uma cena? Então está bem. Estou indo praí agora mesmo. Vamos fazer a cena completa, Russo. Marido traído, revólver na mão, tudo. Te prepara!
Maurão desliga. Russo fica por um momento pensativo. Roberto, deitado ao seu lado, não diz nada. Finalmente, Russo fala. Não há rancor em sua voz, só decepção.
- Você e a Moira, né Roberto?
- Por que eu e a Moira?
- O brinco que eu comprei pra você apareceu na orelha dela.
- Deve ser um parecido.
- Por favor, Roberto. Tudo menos mentira.
- Está bem, eu dei o brinco, Russo. Mas não pra Moira. Pra Lise.
- Pra Lise?!
- É, pra Lise, minha mulher. Juro.
- E a Lise deu pra Moira.
- Será?
- Você sabe onde a Lise está agora, Roberto?
- Deve estar em casa, por quê?
- Porque a Moira não está em casa.
- Você acha que a Lise e a Moira...
- É melhor você ir embora, Roberto. Estou esperando alguém.
- Quem?
- O Maurão vem me matar.
- Eu fico.
- Você vai.
Roberto levanta da cama, se veste e começa a sair.
- Roberto...
- Ahn?
- Você não gostou do brinco?


Nenhum comentário:

Postar um comentário