terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Conselho às mulheres



Seis passos para gastar menos

1 → Conte com a internet para pesquisar promoções em diferentes redes e buscar cupons de descontos em sites de compras coletivas: há boas ofertas em estéticas e até spas.

2 → Mesmo que vá comprar em lojas físicas, pesquise antes na internet os valores aproximados dos produtos que deseja, para ter um padrão de preço e evitar gastar mais que o necessário.

3 → Antes de sair para comprar, anote no smartphone ou em um papel o que pretende comprar, e quanto gastará em cada item. Desta forma, reduzirá o risco do consumo por impulso.

4 → Seja contida nos mimos: embora seja tentador presentear anfitriões em cada jantar e mesmo aniversários em um bar, eles saem caro e nem sempre são necessários.

5 → Gastos com baladas saem caro: faça um orçamento no início do mês com quanto poderá gastar em lazer. E, a cada saída, calcule um gasto máximo, proporcional ao seu planejamento.

6 → Não abra mão da boa e velha planilha: anotar todos os gastos, separando por grupo de consumo (alimentação, saúde, contar fixas etc.), facilita a visualização do que está drenando o dinheiro.

Quatro mitos

1. As mulheres compram por impulso → Mentira! Homens compram tanto por impulso quanto as mulheres, assegura a consultora Camila Bavaresco. Eles gastam mais do que deveriam em eletrônicos e gastam tanto quanto elas com lazer. Uma pesquisa da associação Brasileira de Shopings Centers mostra que os homens gastam 24% a mais do que as mulheres nos centros de comprar.

2. Mulheres não sabem investir → Claro que sabem. Por um lado, o hábito de investir é menos familiar às mulheres, no entanto, quando resolvem buscar aplicações elas se informam mais do que os homens, e tendem a tomar melhores decisões, diz Cássia D´Aquino, especialista em educação financeira.

3. Mulheres tomam mais dinheiro emprestado → Outra inverdade: as mulheres procuram menos os bancos do que os homens para pedir dinheiro emprestado. Conforme o Serasa Consumidor, 9,7% delas busca crédito nas agências, ante 11,3% deles. Por outro lado, elas buscam mais crédito consignado (com juros bem mais baixos).

4. Mulheres precisam que os homens as ajudem a controlar o dinheiro → As mulheres têm as mesmas condições dos homens de controlar seu orçamento e definir os gastos da casa, mas muitas vezes abdicam desta tarefa porque a consideram masculina, avalia Denise Damiani. Aquelas que rompem essa cultura costumam se descobrir ótimas administradoras e profissionais de sucesso.


(Em Finanças, caderno Donna, de Zero Hora,
de 28 e 29 de janeiro de 2017)




Nenhum comentário:

Postar um comentário