domingo, 18 de dezembro de 2016

Onde estaria o problema?


Antes de reclamar,
certifique-se de que não é você quem causa o problema.


Certa vez, em uma cidade do interior, um padeiro foi ao delegado e deu queixa do vendedor de queijos, que, segundo ele, estava roubando, pois vendia 800 gramas de queijo como se fosse 1 quilo. O delegado pegou o queijo de 1 quilo e constatou que de fato ele só pesava 800 gramas. Mandou, então, prender o vendedor de queijos sob a acusação de estar adulterando a balança.

Ao ser notificado da acusação, o vendedor de queijos confessou ao delegado que não tinha peso em casa e por isso todos os dias comprava dois pães de meio quilo cada, colocava os pães num prato da balança e o queijo em outro. Quando o fiel da balança se equilibrava, ele, então, sabia que tinha 1 quilo de queijo.

Para tirar a prova, o delegado mandou comprar dois pães na padaria do acusador e constatou que dois pães de meio quilo não equivaliam a 1 quilo de queijo. O delegado concluiu então que quem estava fraudando o cliente era o mesmo que estava acusando o vendedor de queijos.

Às vezes agimos assim mesmo: reclamamos de nossos fornecedores, sem perceber que nós próprios somos os causadores dos problemas existentes no produto ou o serviço fornecido.

A qualidade depende diretamente do nível da qualidade dos produtos ou serviço que deram entrada no processo. Portanto, ao contratar fornecedores, certifique-se de que as especificações dos produtos estejam claras, corretas e formalmente documentadas.


(Do livro “O que aprender com os gansos”, de Alexandre Rangel)


Nenhum comentário:

Postar um comentário