sábado, 17 de dezembro de 2016

Liberdade



Quero dizer teu nome, Liberdade,
quero aprender teu nome novamente
para que sejas sempre em meu amor
e te confundas ao meu próprio nome.
Deixa eu dizer teu nome, Liberdade,
irmã do povo, noiva dos rebeldes,
companheira dos homens, Liberdade,
teu nome em minha pátria é uma palavra
que amanhece de luto nas paredes.
Deixa eu cantar teu nome, Liberdade,
que estou cantando em nome do meu povo.

Thiago de Mello

A fé consciente é liberdade.
A fé instintiva é escravidão.
A fé mecânica é loucura.
A esperança consciente é força.
A esperança emocional é covardia.
A esperança mecânica é doença.
O amor consciente desperta o amor.
O amor emocional desperta o inesperado.
O amor mecânico desperta o ódio.

Paulo Coelho

Três âncoras deixou Deus ao homem:
O amor à Pátria, o amor à liberdade, o amor à verdade.
Cara nos é a Pátria, a liberdade, mais cara;
mas a verdade, mais cara de tudo.
Damos a vida pela Pátria.
Deixamos a Pátria pela liberdade.
Mas à Pátria e à liberdade renunciamos pela verdade.
 Porque este é o mais santo de todos os amores.
Os outros são da terra e do tempo.
Este vem do céu e vai à eternidade...

Rui Barbosa

Mais fundamental que o amor é a Liberdade!
A liberdade é o alimento do Amor!
O Amor é pássaro que não vive em gaiola!
Basta engaiolá-lo para que ele morra!
Ter ciúme é reconhecer a liberdade do amor!
O desejo de liberdade é mais forte que a Paixão!
Pássaro eu não amaria quem me cortasse as Asas!
Barco eu não amaria quem me amarrasse no Cais!

Rubem Alves

Será que a liberdade é uma bobagem?...
Será que o direito é uma bobagem?...
A vida humana é alguma coisa a mais que ciências,
artes e profissões.
E é nessa vida que a liberdade tem um sentido,
e o direito dos homens.
A liberdade não é um prêmio, é uma sanção.
Que há de vir.

Mário de Andrade

Sou um homem livre – e preciso da minha liberdade. Preciso estar sozinho. Preciso meditar na minha vergonha e no desespero em retiro; preciso da luz, do sol e das pedras do calçamento das ruas sem companheiros, sem conversação, frente a frente comigo, apenas com a música do meu coração como companhia. Que querem vocês de mim? Quando tenho algo a dizer, ponho-o em letra de forma. Quando tenho algo a dar, dou-o. Sua curiosidade indiscreta faz virar meu estômago! Seus cumprimentos humilham-me! Seu chá envenena-me! Nada devo a ninguém. Seria responsável somente perante Deus – se Ele existisse!

Henry Miller

Alô, liberdade.
Desculpa eu vir assim sem avisar,
mas já era tarde.
Eu tenho tanta alegria, adiada, abafada,
quem dera gritar.
E por fugir ao contrário,
sinto-me duas vezes mais veloz
Vem, mas vem sem fantasia.
É sempre bom lembrar que um copo vazio
está cheio de ar.

Chico Buarque

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo.
Pássaros engaiolados são pássaros sob controle.
Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser.
Pássaros engaiolados sempre têm um dono.
Deixaram de ser pássaros.
Porque a essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados.
O que elas amam são pássaros em voo.
Existem para dar aos pássaros coragem para voar.
Ensinar o voo, isso elas não podem fazer,
porque o voo já nasce dentro dos pássaros.
O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Rubem Alves

Liberdade

‒ Liberdade, que estais no céu...
Rezava o padre-nosso que sabia,
A pedir-te, humildemente,
O pio de cada dia.
Mas a tua bondade omnipotente
Nem me ouvia.

‒ Liberdade, que estais na terra...
E a minha voz crescia
De emoção.
Mas um silêncio triste sepultava
A fé que ressumava da oração.

Até que um dia, corajosamente,
Olhei noutro sentido, e pude, deslumbrado,
Saborear, enfim,
O pão da minha fome.
‒ Liberdade, que estais em mim,
Santificado seja o vosso nome.

Miguel Torga


Nenhum comentário:

Postar um comentário