terça-feira, 15 de novembro de 2016

Sermão aos pássaros

Adaptação de James Baldwin


São Francisco nasceu na segunda metade do século XII em Assis, na Itália. Fundador da ordem dos Franciscanos, é admirado até hoje por sua vida simples e despojada, seu amor pela paz e respeito por todas as criaturas vivas. Esta é uma das histórias mais famosas a seu respeito.

São Francisco era muito amável e afetuoso, não apenas com os homens, mas com todas as criaturas vivas. Referia-se aos pássaros como seus irmãozinhos alados e não tolerava vê-los sofrer.

Na época do natal, espalhava farelos de pão perto das árvores para que eles pudessem festejar também.

Numa ocasião, quando um menino lhe deu um casal de pombas que havia capturado, São Francisco construiu-lhes um ninho onde a fêmea pôde pôr seus ovos.

O tempo foi passando e os ovos chocaram, gerando uma linda ninhada. As pombinhas eram tão mansas que pousavam nos ombros de São Francisco e comiam diretamente de sua mão.

Contam-se muitas histórias acerca do grande amor e compaixão desse homem pelas receosas criaturas dos campos e das florestas.

Um dia, enquanto caminhava pelos bosques, os pássaros levantaram voo das árvores onde se encontravam e foram até ele para cumprimentá-lo. Entoaram os trinados mais encantadores para demonstrar seu afeto. E ao perceberem que ele iria fala-lhes, pousaram na relva para escutá-lo.

‒ Ó, lindos passarinhos! Eu amo todos vocês, pois são meus irmãozinho alados. Deixem-me dizer-lhes uma coisa, meus queridos irmãozinho: vocês devem sempre amar e respeitar a Deus.

‒ Pois vejam o que Ele lhes dá: asas para cruzarem os ares. Dá-lhes roupagem protetora e bela. Dá-lhes o ar para nele se movimentarem e dele fazerem sua morada.

‒ Pensem nisso, irmãozinhos: vocês não precisam plantar nem colher, pois Deus lhes dá o alimento. Dá-lhes os rios e córregos, cujas águas podem beber. Dá-lhes as montanhas e os vales, onde podem repousar, Dá-lhes as árvores, onde vocês podem construir seus ninhos.

‒ Não trabalham a terra nem o tear; Deus cuida de vocês e de seus filhotes. Deve ser, então, porque Ele ama vocês. Portanto, não sejam ingratos; cantem em Seu louvor e agradeçam Sua caridade.

Nesse momento, parou de falar e observou ao redor de si. Tos os pássaros saltaram, alegres. Abriram as asas e os bicos para demonstrar que haviam entendido suas palavras.

E depois de receberem a bênção do santo, fizeram ouvir seus trinados; e a floresta inteira se encheu de alegria e júbilo com o maravilhoso canto dos pássaros.

*****

(Tradução de Ricardo Silveira para “O Livro das Virtudes para Crianças”
Organizado por William J. Bennett)

Nenhum comentário:

Postar um comentário