terça-feira, 8 de novembro de 2016

Ela disse-me assim*


Lupicínio Rodrigues

(Melô do adultério)


Ela disse-me assim:

“Tenha pena de mim.
Vai embora!
Vais me prejudicar,
Ele pode chegar,
Está na hora!”

E eu não tinha motivo nenhum
Para me recusar,
Mas, aos beijos,
Caí em seus braços
E pedi para ficar...

Sabe o que se passou?
Ele nos encontrou.
E agora...
Ela sofre somente porque
Foi fazer o que eu quis.
E o remorso está me torturando,
Por ter feito a loucura que fiz:
Por um simples prazer,
Fui fazer meu amor infeliz.

* Música gravada por Jamelão em 1959, constituiu-se no maior sucesso da carreira do grande cantor do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.

Lupicínio Rodrigues nasceu em 16/9/1914 em Porto Alegre, RS. Com 14 anos, compôs sua primeira música, a marchinha "Carnaval" para o Cordão Prediletos. Seu pai, na esperança de vê-lo longe da vida boêmia que se prenunciava, obrigou Lupicínio a se alistar "voluntariamente" no Exército com 16 anos incompletos. Ao ser transferido para Santa Maria, em 1933, Lupicínio conheceu Inah sua grande musa, que seria inspiradora de músicas como "Felicidade", "Zé Ponte" e "Nervos de aço".

Em 1932, Noel Rosa numa excursão a Porto Alegre com Francisco Alves e Mário Reis, conheceu Lupicínio e ficou muito bem impressionado com as qualidades artísticas de Lupi, tendo previsto um futuro promissor: “Esse garoto é bom! Esse garoto vai longe”. Após desligar-se do Exército em 1935, compõe juntamente com Alcides Gonçalves a música "Triste história" com a qual vencem o Concurso de Músicas em homenagem ao Centenário da Revolução Farroupilha, ganhando o prêmio de 2 contos de reis. Torcedor fanático do Grêmio, foi autor do hino do tricolor gaúcho.

Lupicínio é considerado um dos maiores compositores de sambas dor-de-cotovelo e seus maiores sucessos foram: "Cadeira vazia" com Alcides Gonçalves, "Nervos de aço", "Vingança" seu maior sucesso na gravação de Linda Batista, "Nunca", "Esses moços", "Quem há de dizer", "Se acaso você chegasse" com Felisberto Martins, "Volta", "Ela disse-me assim" e muitos outros.

Faleceu em 27/8/1974 em Porto Alegre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário