sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Sabores e civilização


Talleyrand X Fouché:

o requinte X a vulgaridade revolucionária

O príncipe de Talleyrand, exímio na arte de manipular as delícias de sua mesa e dela tirar vantagens políticas, após a derrota napoleônica de Waterloo, em 1815, convidou Fouché a jantar. Tão vulgar quanto poderoso, o sanguinário jacobino odiava os reis da França. Cabia a Talleyrand obter... seu indispensável apoio ao novo rei Luiz XVIII. Árdua tarefa!

Talleyrand serviu-lhe raro e excelente vinho. Fouché, sem compreender a maravilha que tinha na taça, fez menção de sorvê-la de um só trago, como aguardente. Talleyrand teve um sobressalto, deteve o braço do conviva e disse:

‒ Este vinho, meu caro, antes de tudo, deve ser acariciado com o olhar; não existe outro com o mesmo matiz púrpura.

Fouché suspirou:

‒ E daí?

‒ Depois, o olfato; sinta o seu odor; é um suave aroma de frutas silvestres...

Fouché exasperou-se:

‒ Tudo bem... E depois?

Talleyrand continuou imperturbável:

‒ Volta-se com a taça para a mesa, mas sem tocá-la e em silêncio.

Fouché chegou ao limite da ansiedade;

‒ E agora?

Talleyrand, solene, completou:

‒ Agora, fala-se sobre o vinho.

Fouché, o revolucionário arrivista, julgou promover-se falando do vinho... ao qual Talleyrand adicionou sua política. Terminada a conversa, Fouché já concedia seu apoio a Luís XVIII...


Charles-Maurice de Talleyrand-Périgord (Paris, 2 de fevereiro de 1754 – Paris, 17 de maio de 1838) foi um bispo, político e diplomata francês. Ele ocupou em quatro ocasiões diferentes o cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros e também foi o primeiro Primeiro-Ministro da França entre julho e setembro de 1815 sob Luís XVIII depois da restauração francesa.


Joseph Fouché, 1º Duque de Otranto, (Pellerin, 21 de maio de 1759 ‒ Trieste, 26 de dezembro de 1820) foi um político francês e ministro durante a Revolução Francesa e a era napoleônica, notabilizado pela sua extrema falta de caráter, individualismo e por haver trafegado incólume e com sucesso aos mais conturbados períodos da história de França.


Nenhum comentário:

Postar um comentário