segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Minha escola


Ascenso Ferreira


A escola que eu frequentava era cheia de grades como as prisões.
E o meu Mestre, carrancudo como um dicionário;
Complicado como as Matemáticas;
Inacessível como Os Lusíadas de Camões!

À sua porta eu estava sempre hesitante...
De um lado a vida... ‒ A minha adorável vida de criança:
Pinhões... Papagaios... Carreiras ao sol...
Voos de trapézio à sombra da mangueira!
Saltos da ingazeira pra dentro do rio...
Jogos de castanhas...
‒ O meu engenho de barro de fazer mel!

Do outro lado, aquela tortura:
“As armas e os barões assinalados!”
‒ Quantas orações?
‒ Qual é o maior rio da China?
‒ A 2 + 2 A B = quanto?
‒ Que é curvilíneo, convexo?
‒ Menino, venha dar sua lição de retórica!
‒ “Eu começo, atenienses, invocando
a proteção dos deuses do Olimpo
para os destinos da Grécia!”

‒ Muito bem! Isto é do grande Demóstenes!
‒ Agora, a de francês:
‒ “Quand le christianisme avait apparu sur la terre...”
‒ Basta
‒ Hoje temos sabatina...
‒ O argumento é a bolo!
‒ Qual é a distância da Terra ao Sol?
‒ ?!!
‒ Não sabe? Passe a mão à palmatória!
‒ Bem, amanhã quero isso de cor...

Felizmente, à boca da noite,
eu tinha uma velha que me contava histórias...
Lindas histórias do reino da Mãe-d'Água...
E me ensinava a tomar a bênção à lua nova.

*****

Publicado no livro Catimbó (1927). In: Ascenso Ferreira. Poemas: Catimbó, Cana Caiana, Xenhenhém. Il. por 20 artistas plásticos pernambucanos. Recife: Nordestal, 1981.


Poeta pernambucano, Ascenso Carneiro Gonçalves Ferreira nasceu na cidade de Palmares no ano de 1895. Dizem que começou a atividade literária enganado, compondo sonetos, baladas e madrigais. Depois da "Semana de Arte Moderna" e sob a influência de Guilherme de Almeida, Manuel Bandeira e de Mário de Andrade, tomou rumos novos e achou um caminho que o conduziria a uma situação de relevo nas letras pernambucanas e nacionais. Voltou-se para os temas regionais de sua terra que foram reunidos em seus livros "Catimbó" (1927), "Cana caiana" (1939), "Poemas 1922-1951" (1951), "Poemas 1922-1953" (1953), "Catimbó e outros poemas" (1963), "Poemas" (1981) e "Eu voltarei ao sol da primavera" (1985). Foram publicados postumamente, em 1986, "O Maracatu", "Presépios e Pastoris" e "O Bumba-Meu-Boi: Ensaios Folclóricos", em livro organizado por Roberto Benjamin. Distingue-se não pela quantidade, mas pela qualidade, atingindo não raro efeitos novos, originais, imprevistos, em matéria de humorismo e sátira. O poeta faleceu na cidade do Recife (PE), em 1965.


Nenhum comentário:

Postar um comentário