domingo, 11 de setembro de 2016

Curiosidades variadas



Animais que estampam cédulas:

1 real      → Beija-flor
2 reais     → Tartaruga
5 reais     → Garça
10 reais   → Arara
20 reais   → Mico Leão Dourado
50 reais   → Onça Pintada
100 reais → Garoupa

→ Serenata acontece ao ar livre. Já a seresta é feita em ambiente fechado.

→ O rei do futebol (Pelé): Seu primeiro apelido, no time do Baquinho, de Bauru (SP), foi Gasolina. Foi ele mesmo quem criou, involuntariamente, o apelido de Pelé. Ainda criança, acompanhava o pai nos jogos do Vasco da Gama, da cidade mineira de São Lourenço, e acabou fã do goleiro Bilé. Nas peladas de rua, proclama: “Eu sou o Pile”, trocando uma das letras do nome de seu ídolo. E Pelé ficou.

Salvador foi a primeira capital brasileira. De 1763 a 1960 passou a ser o Rio de Janeiro. Brasília, atual capital federal, foi fundada em 21 de abril de 1960.

DVD - Essas três letras significam Disco Versátil Digital e é um disco ótico com capacidade de guardar 7 a 300 vezes mais informações que os CDs-ROOM. O produto foi lançado nos Estados Unidos em março de 1997.

Capoeira é o nome de uma espécie de gaiola ou cesto, na qual os escravos transportavam aves domésticas, entre elas capões (daí o nome capoeira), para serem vendidas no mercado. A luta, de origem africana, recebe este nome porque nos intervalos das vendas, os escravos praticavam este tipo de jogo de destreza, despertando a atenção dos espectadores pela graça e beleza dos movimentos. Esses escravos passaram então a ser conhecidos como capoeiros e o jogo como "luta capoeira".

→ No dia 14 de abril de 1895 aconteceu a primeira partida de futebol no Brasil, na Várzea do Carmo, em São Paulo, entre duas equipes de ingleses radicados no Brasil. O jogo terminou com a vitória do São Paulo Raiway por 4 x 2 sobre a Companhia do Gás.

→ O maior prêmio pago em loterias no Brasil se deu no dia 10 de outubro de 1999 no concurso 188 da mega-sena, quando um baiano, cuja identidade até hoje não foi revelada, acertou sozinho as seis dezenas e ganhou 64 milhões, 905 mil, 517 reais e 74 centavos. As dezenas sorteadas foram: 17 ‒ 27 – 34 ‒ 42 ‒ 36 e 46.

Bernardo Gandulla é o nome de um jogador argentino e daí nasceu o nome gandula, o famoso apanhador de bolas em partidas de futebol. Contratado pelo Vasco da Gama nos anos 40, ele jamais era escalado. Ficava então assistindo aos treinos e não havia uma só bola que escapasse do campo que ele não fosse buscá-la, devolvendo-a educadamente para os colegas titulares.

→ O primeiro contacto à distância foi realizado por um cientista brasileiro em 1837. O seu nome era Padre Roberto Landel de Moura. Os primeiros contactos foram realizados entre a Avenida Paulista e o bairro Alto de Santana, entre 1893 e 1894 (SP). As ondas que se propagam no espaço são chamadas de Ondas Hertzianas em homenagem ao seu descobridor, Hertz.

→ A maneira mais fácil de diferenciar um animal carnívoro de um herbívoro é olhando nos seus olhos. Os carnívoros (cachorros, leões, etc,) possuem os olhos na parte da frente da cabeça, o que facilita a localização do alimento. Já os herbívoros (aves, coelhos, etc...) possuem os olhos do lado da cabeça para que possam perceber a aproximação de um possível predador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário