sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Aprenda a fazer um gostoso chimarrão



01 – Realizar uma higiene completa (com água fervida) na cuia e na bomba e após enxugá-las bem. A cuia pode ficar emborcada até secar.


02 – Ponha-se uma quantidade de erva-mate na cuia, mais ou menos uns dois terços da capacidade da mesma.


03 – Ajeitar a erva de um lado da cuia, protegendo com uma das mãos abertas sobre a boca do porongo para que não caia fora a erva, pois a cuia deve ficar em posição inclinada. Pode-se utilizar a própria bomba para acomodar a erva. Deixar acumular um maior volume de erva, o barranquinho do lado desejado, de preferência à esquerda deixando o espaço vazio à direita, espaço esse desde a borda até o fundo.


04 – Continuar apoiando o topete, o barranquinho, com a mão e despejar vagarosamente um pouco de água morna ou fria no espaço entre a erva e a lateral da cuia. Nunca se põe água muito quente para começar, pois ela queima a erva, ocasionando um gosto muito amargo e logo, deixa o mate lavado. Após colocada a água até a metade, mais ou menos, continue apoiando bem a erva e inclina-se em horizontal à cuia, até que a água chegue a borda do barranquinho, então para-se nesta posição; com este processo a erva firma-se em sentido vertical, como se fosse cimento na parede.


05 – Deixe a cuia recostada por alguns instantes, por meia dúzia de minutos mais ou menos, até que a erva inche.


06 – Após coloque a bomba ao fundo, tapando o bico da mesma com o dedo polegar, e absorva o pouco de água que ainda resta, cuspindo-a fora.


07 – Permanecer com a cuia apoiada no suporte e novamente tapar o bico da bomba, daí então se despeja água quente, começando a roda.


O primeiro mate, antes de começar a roda, é chamado “mate de zonzo, ou “veneno do mate”. Geralmente, o responsável pelo marte sorve o primeiro, cuspindo-o fora, até roncar a cuia. Se necessário, enche outro até ficar no ponto. Com tudo feito, erva bem ajeitada na cuia, a bomba no lugar certo, o mate-amargo está pronto para ser servido, para começar a roda de diálogos, de prosa, de namoro ou de concentração mental.

Do Blog Erva-Mate Simioni


Mateando desenho de Lauren Bacco




Um comentário:

  1. Eu tenho o hábito de tomar um mate, gostei das dicas, sempre tem um detalhe que pode deixar melhor.

    ResponderExcluir