quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Oração de Blaise Pascal



Blaise Pascal

(1623-1662)

Fazei, meu Deus, que, com o mesmo ânimo, eu receba toda sorte de acontecimentos, uma vez que não me é dado saber o que devemos pedir, e não posso desejar uma coisa de preferência a outra sem presunção e sem me tornar juiz e responsável das conseqüências que vossa sabedoria quis justamente me ocultar.

Senhor, eu apenas sei que é bom seguir-vos e mau ofender-vos. Além disto, não sei qual o melhor nem o pior; não sei o que me seja mais vantajoso: a saúde ou a moléstia; bens de fortuna ou pobreza. É um discernimento que excede as forças dos homens e dos anjos e que se acha oculto nos segredos de vossa providência, que adoro e cujos desígnios não quero sondar.

(Tradução do Prof. Júlio Nogueira)

Somente tu sabes o que me é conveniente. És meu Mestre soberano. Opera em mim conforme a tua vontade. Concede-me, ou toma de mim, de acordo com teu intento, não o meu. Sei apenas, Senhor, que devo seguir-te e não te ofender.

Ademais, não sei o que é bom ou ruim. Não sei o que me é propício, saúde ou doença, riqueza ou pobreza, nem qualquer outra coisa deste mundo.

Pensamentos de Blaise Pascal

O coração tem razões que a razão desconhece. Sente-se isso em mil coisas. É o coração que sente Deus e não a razão. Eis o que é a fé: Deus sensível ao coração e não à razão.

A religião não é absolutamente contrária à razão.

Esforcem-se para se convencerem da existência de Deus não por argumentação, mas pela diminuição de suas paixões carnais.

Por serem bastante infelizes, devemos mostrar piedade para com os que não querem ou não conseguem crer.

Não há nada tão conforme a razão do que a retratação da razão.

Não é de se admirar ver pessoas simples crerem sem raciocínio. Deus lhes dá o amor a ele, e o ódio a si mesmas.

Dizem que somos incapazes de conhecer se existe mesmo um Deus. Entretanto, o certo é que Deus existe ou não existe. Não há meio termo nessa questão.

O homem é naturalmente crédulo e incrédulo, tímido e temerário.

Não tire de seu aprendizado a conclusão de que você sabe tudo, mas sim a certeza de que ainda resta muito a saber.

Se Deus se descobrisse mais continuamente, não haveria mérito em acreditar nele. Se ele não se descobrisse, não haveria nem um pouco de fé. Mas ele se esconde constantemente e se descobre raramente para aqueles que desejam se colocar ao seu serviço.

Não tenho palavras para qualificar aquele que duvida e não corre atrás da certeza, aquele que, ao mesmo tempo, é sumamente infeliz e injusto, e ainda se sente tranquilo e satisfeito e se vangloria disso tudo.

É uma estranha inversão a sensibilidade do homem às pequenas coisas e a insensibilidade dele às grandes coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário