sábado, 23 de julho de 2016

Como começar uma coleção de vinhos



Beber uma garrafa de vinho é, acima de tudo, uma experiência. A prática e o conhecimento vêm com o tempo, e vontade e curiosidade são os principais pontos de partida de quem quer começar neste mundo. Selecionamos algumas dicas para começar uma adega em casa.

→ Tenha sempre um vinho branco, ao menos dois vinhos tintos e dois espumantes em casa. Todos os tipos de vinho vão bem do aperitivo ao prato principal, tudo depende do que agrada o paladar. Que tal um vinho tinto com petiscos, um vinho branco com queijos e um espumante para o prato principal? O importante é dar o primeiro passo.

→ Comece pelas uvas clássicas, como a Chardonnay, uma variedade branca. Embora sua origem seja na França, ela é produzida em diversos países do mundo, inclusive no Brasil. É uma das uvas mais usadas na produção de vinhos brancos e espumantes. Isso significa que são rótulos mais fáceis de serem encontrados. Na hora de escolher o estilo, opte por vinhos mais jovens, pois têm aroma mais frutado. Os rótulos dessa variedade vão bem como aperitivos e também podem acompanhar pratos mais leves. Também é uma boa escolha para uma noite de queijos e vinhos.

→ Das variedades tintas, que tal apostar nas clássicas Pinot Noir e Cabernet Sauvignon? Os rótulos produzidos com Pinot são mais leves e frutados, ideais para começar a provar os vinhos mais secos. Em contrapartida, o Cabernet Sauvignon, uma das variedades mais produzidas do mundo, dá origem, geralmente, a vinhos mais intensos, e funciona ainda melhor quando acompanhado. Mas não precisa se prender somente a um jantar mais elaborado. Invista também nos petiscos como um queijo ou até um pão. Já o Pinot pode ser a estrela de um happy hour com os amigos.

→ Entre os espumantes, a escolha está mais ligada ao método de produção do que ao tipo de uva. Tenha sempre na manga um Charmat e um Champenoise. O primeiro é normalmente um espumante mais leve, para experimentar em um dia na piscina, no brunch ou até mesmo em um almoço de domingo, pois é mais leve e refrescante. Já os espumantes produzidos no estilo Champenoise têm sabores mais persistentes e complexos, por isso combinam com pratos mais elaborados.

→ Na hora de guardar, se você ainda não tem uma adega climatizada, procure rótulos com garrafas mais escuras para evitar a entrada de luz. Escolha lugares onde você possa controlar a umidade e a temperatura para guardar as garrafas.

→ Agora é só se aventurar nos rótulos e descobrir seus favoritos.


(De wine.com.br – Em Zero Hora)




Nenhum comentário:

Postar um comentário