Ao acessar sua conta pela Internet tome os seguintes
cuidados:
→ Atualize as versões de browsers
(programas de navegação). Eles geralmente têm melhores mecanismos de segurança.
→ Mantenha antivírus atualizados
no computador utilizado para acessar os serviços bancários.
→ Não utilize links de páginas de
terceiros ou recebidos por e-mail. Prefira sempre digitar endereço eletrônico
do banco no computador.
→ Troque a senha de acesso ao
banco na Internet periodicamente.
→ Não realize operações em
equipamentos públicos, em cyber cafés ou computadores com antivírus
desatualizados.
→ Não execute aplicações nem abra
arquivos de origem desconhecida. Eles podem conter arquivos “espiões”, que
permitem a ação de fraudadores sobre sua conta a partir de informações
capturadas após a digitação no teclado.
→ Use provedores confiáveis. A
escolha de um provedor deve levar em conta políticas de segurança e a
confiabilidade da empresa.
→Evite sites arriscados e só faça
downloads (transferência de arquivos para seu computador) de sites confiáveis.
→ Certifique-se de que está
realmente no site desejado. Para isso, quando realizar operações financeiras
você deve clicar sobre o cadeado (ou chave de segurança) que surge na tela ao
ingressar na área de segurança do site. O certificado de habilitação do site
concedido por um certificador internacional, deve aparecer na tela, confirmando
sua autenticidade, juntamente com informações sobre o nível de criptografia
utilizada naquela área pelo responsável pelo site (SSL).
→ Acompanhe os lançamentos em sua
conta corrente. Caso constate qualquer crédito ou débito irregular, contate o
banco.
→ Se estiver em dúvida sobre a
segurança de algum procedimento, entre em contato com o banco. Prevenção é a
melhor forma de segurança.
→Desative a webcan durante o
acesso ao banco. Esse procedimento simples pode reduzir as chances de que
hackers furtem informações por monitoramento do teclado.
→Em caso de dúvida, procure por
seu banco e informe-se sobre as medidas de proteção adotadas nas transações
on-line.
→Seja cauteloso com e-mails.
E-mails não solicitados ou de procedência desconhecida, especialmente se
tiverem arquivos anexados, devem ser deletados. Correspondências eletrônicas
podem trazer programas desconhecidos que oferecem diversos tipos de riscos à
segurança do usuário. É mais seguro deletá-los. Tome cuidado com arquivos e
endereços eletrônicos obtidos em salas de bate-papo (chats). Fraudadores
costumam freqüentá-los.
→Evite receber mensagens de
e-mail de corrente (spam). Eles são utilizados para propagar vírus.
→ O desenho do cadeado no canto
inferior da tela mostra que o site é seguro e tem certificado SSL (Security
Socket Layer), que garante a transmissão protegida por criptografia. Clicando
sobre o cadeado, deve aparecer um certificado de habilitação do site, que deve
ter sido emitido para o banco acessado e ter data de validade.
O que fazer em caso de roubo
→ Comunique imediatamente o banco.
→ Registre uma ocorrência na Delegacia da Polícia Civil mais
próxima.
→ Caso a fraude seja comprovada e
banco se negue a realizar o ressarcimento dos valores, procure órgão de defesa
do consumidor de sua cidade.
→ Segundo Priscila Weber,
coordenadora jurídica da Turma Financeira do Procon em Porto Alegre , os bancos
costumam ressarcir o correntista sempre que for comprovado a ação de hackers.
Se isto não ocorrer, a orientação é que a pessoa procure, além do Procon, a
justiça.
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Fontes:
Cléber Ferreira, delegado
responsávelpela Divisão de Polícia Distrital
e Priscila Weber,
coordenadora jurídica da Turma Financeira
do Procon em Porto Alegre.
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