segunda-feira, 9 de maio de 2016

Os versos preciosos de Giuseppe Ghiaroni



Giuseppe Ghiaroni e o poema no rádio

Willian Vieira
  
Já havia algumas gerações que não mais sabiam quem fora Giuseppe Ghiaroni, o autor dos poemas épicos que invadiam casas Brasil afora na era de ouro da Rádio Nacional. Nem a bíblia escapou de seu talento para o rádio.

Nascido em Paraíba do Sul (RJ), em 22 de fevereiro de 1919, já aos 11 trabalhava como ajudante de barbeiro e ferreiro, cobrador de ônibus e contínuo. Cansado da vida, tentou reescrevê-la no Rio - nas páginas do diário A Noite, onde começou como jornalista. Era autodidata.

Era 1941 quando lançou seu primeiro livro de poesias, "O Dia da Existência", sendo logo reconhecido e ganhando assento fixo na Rádio Nacional. Gerava comoção nacional com poemas de Dia das Mães e dos Pais, na voz de Paulo Gracindo.

Escreveu outras coletâneas, como A Graça de Deus (1945) e a Canção do Vagabundo (1948). Mas o sucesso veio mesmo como redator da Nacional, onde escreveu o seriado "Tancredo e Trancado", radionovelas como "Mãe" e a adaptação do Antigo Testamento - o modesto "Romance da Eternidade".

Ainda foi redator da "Escolinha do Professor Raimundo", do amigo Chico Anysio, nos anos 1990. Mas o tempo passou e a fama amainou. Morreu na quinta, dia 21 de fevereiro de 2008, no Rio, a um dia de completar 89 anos.

Na memória dos fãs antigos, os versos do último livro, "A Máquina de Escrever", de 1997. "Mãe, se eu morrer de um repentino mal, vende meus bens a bem dos meus credores: a fantasia de festivas cores que usei no derradeiro Carnaval."

(Do Blog da Folha de S. Paulo) 


Ghiaroni em uma de suas últimas fotos

Depois

Depois de ter tentado e conseguido,
depois de ter obtido e abandonado;
depois de ter seguido e ter chegado;
depois de ter chegado e prosseguido!

Depois de ter querido e ter amado;
depois de ter amado e ter perdido;
depois de ter lutado e ter vencido;
depois de ter vencido e fracassado!

Depois que o sonho comandou: “Avança!”
Depois que a vida ironizou: “Criança!”
Depois que a idade sentenciou: “Jamais!”...

Depois de tudo que escarnece e exalta,
depois de tudo, quando nada falta,
depois de tudo, falta muito mais!

Previsão

Um dia, serás velho
Nesse dia, tu só terás os anos e o juízo
E andarás procurando o paraíso
Numa igreja qualquer da freguesia.

Terás a boca flácida, a mão fria,
O olhar tão vago, o andar tão preciso
Que as mocinhas na idade do sorriso
Te lançarão sorrisos de ironia.

Mas disso tu não sofrerás,
Porquanto ainda poderás causar espanto
Contando as glórias que tivestes aqui.

E contarás, numa vaidade austera,
Que num ano qualquer da nossa era
Uma ‘mulher’ morreu de amor por ti.

Pontos de Vista

Na minha infância, quando eu me excedia,
quando eu fazia alguma coisa errada,
se alguém ralhava, minha mãe dizia:
– Ele é criança , não entende nada!

Por dentro, eu ria satisfeito e mudo.
Eu era um homem, entendia tudo.

Hoje que escrevo histórias e poemas
e pareço ter tido algum estudo,
dizem quando me veem com meus problemas:
– Ele é um homem, ele entende tudo!

Por dentro, alma confusa e atarantada,
eu sou uma criança, não entendo nada!

Injustiça 

Tu queres que eu te esqueça de repente,
que esqueça de repente os teus carinhos,
eu que te venho amando aos bocadinhos,
desde quanto te era indiferente!

Deixa-me ir esquecendo lentamente,
voltando aos poucos sobre os teus caminhos,
arrancando um a um os teus espinhos,
até ver uma estranha à minha frente.

Dá-me um beijo de menos cada dia,
inventando um pretexto que sorria,
de maneira que eu saiba sem saber.

Pois queres que eu te esqueça de repente,
e nem sei se uma vida é suficiente
para - mesmo aos pouquinhos - esquecer!

Economia

Dá de ti. Dá de ti quanto puderes:
o talento, a energia, o coração.
Dá de ti para os homens e as mulheres
como as árvores dão e as fontes dão.

Não somente os sapatos que não queres
e a capa que não usas no verão.
Darás tudo o que fores e tiveres:
o talento, a energia, o coração.

Darás sem refletir, sem ser notado,
de modo que ninguém diga obrigado
nem te deva dinheiro ou gratidão.

E com que espanto notarás, um dia,
que viveste fazendo economia
de talento, energia e coração!...


11 comentários:

  1. Grande poeta,aquele poema do Dia das Mães o eternizou.

    ResponderExcluir
  2. COM TODO MEU RESPEITO AOS POETAS E ESCRITORES DE TODO O MUNDO, ESTE HOMEM ESCREVEU AS POESIAS MAIS VIVAS QUE LI ATÉ AGORA!!! GOSTARIA DE TER TODAS MAS NÃO ACHO... SINTO MUITO , MUITO MESMO, COMO EU QUERIA!!!

    ResponderExcluir
  3. Você tem muito bom gosto poético, amigo Marcelo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Grande poeta, inesquecível. Quantas vezes declamei seu poema "Meu pai" e pouco sabia dele. Seria tão bom conhecer sua obra.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de obter o poema Tereza, de Ghiaroni.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de obter o poema Tereza, de Ghiaroni. Meu email: almirmeira@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Amigo Almir: Este poema “Tereza” está num antigo LP gravado com este título “Paulo Gracindo apresenta Poemas e Sonetos de Giuseppe Ghiaroni”. O texto do poema não o encontrei na internet


    Poemas do LP:

    A máquina de escrever
    Homenagem
    Doce nome de Estela
    A luz de Maria
    Injustiça
    Previsão
    Dia das mães
    A palavra querida
    Beijos
    Veneração
    Não me faças sonhar
    Respeito
    Tereza
    Beijo
    Aquilo


    ResponderExcluir
  8. Olá eu recebi de uma amiga um livro e dentro dele estava dois poemas de Ghiaroni escrito a máquina de escrever o papel já bem amarelado segundo ela foram datilografado pelo próprio autor um dos poemas é A Máquina de Escrever o outro sem título mas com data de 17 de março de 1950 é esse :
    Deixa-a morrer também quando eu morrer!
    Deixe-a calar numa quietude extrema, à espera do meu último poema, que as palavras não dão para fazer !
    Conserva-a, minha mãe, no velho lar, conservando os meus últimos instantes.
    E nas noites de lua não te espantes quando as teclas baterem devagar.

    Gostaria de enviar a que guarda essas preciosidades para verificar a sua autenticidade e guardar com outros pertences do autor aguardo alguém que possa fazer isso

    ResponderExcluir
  9. O poema "A máquina de escrever" está completo neste almanaque.

    ResponderExcluir
  10. Eu trabalhei na década de 70, com esse gênio. Aprendi coisas como: a maior qualidade de um artista, é a insegurança. Falava brincando que tinha tanta gente que conheceu o Silvio, quando ele era camelô, que chegou a conclusão que o Silvio era mais famoso antes...
    Detto
    Costa Dir,. Televisão Record

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pela informação, amigo Detto Costa.

    ResponderExcluir