terça-feira, 10 de novembro de 2015

Pequenas histórias, grandes autores.

ANÚNCIO

“Vende-se: sapatos de bebê. Nunca usados.”

Ernest Hemingway


CARNAVAL

Lara, mundana perfumada, disse a D. Olívia, mulher piedosa, que um dia havia de ser como ela. Só estava esperando que lhe acabassem as “festas da carne”...

Aníbal M. Machado


EPITÁFIO

Um hindu lutou muito tempo contra a corrente que carregava seu barco para a catarata. Quando o grande lutador compreendeu que todo esforço era em vão, cruzou os remos e se pôs a cantar...Ah! Que a minha vida se torne este canto: “Não espero mais. Não creio mais. Sou livre!”

Nikos Kazantzakis


O SISTEMA

Que programa o computador, que alarma o banqueiro, que alerta o embaixador, que janta com o general, que ordena ao presidente, que intima o ministro, que ameaça o diretor-geral, que humilha o gerente, que grita com o chefe, que pisa no empregado, que despreza o operário, que maltrata a mulher, que bate no filho, que chuta o cachorro.

Eduardo Galeano


A ÁRVORE ETERNA

Ela foi plantada do Éden, há seis mil anos. Era uma boa macieira, de sombra refrescante e fruto ácido, com um interessante diabo, em forma de cobra, enrolado no seu tronco, para enfeitá-lo ainda mais, como uma pulseira num abraço. E tinha um encanto máximo, essa Árvore: o de ser proibida. Por isso mesmo, houve dentadas no seu fruto e beijos na sua sombra; e, no seu tronco, alguém gravou um coração com estas iniciais dentro: “A.E.”...

Guilherme de Almeida


MENTIRAS

“Eu minto. Minto sobre o passado, sobre o presente e o futuro. As mentiras saem de mim de forma tão natural, que se incorporam à minha vida com o peso de experiências. Filmes que não vi, lugares que não visitei, mulheres que não tive, presentes que não ganhei, sofrimentos que não passei. Minto assim, sem nenhum charme. Diria mesmo que, vez por outra, os acontecimentos são mais interessantes que as mentiras que coloco no lugar. Minto pra cacete. Minto inutilmente. Minto de me envergonhar. Agora mesmo eu nem sei se estou falando a verdade...”.

Fernando Bonassi

(Do blog: “O muro e outras paginas”)


Nenhum comentário:

Postar um comentário