quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Moreninha



Bruno Seabra*


                                                           - Moreninha, dás-me um beijo.
                                                           - E o que me dá, meu senhor?
                                                           - Este cravo...

                                                           - Ora, esse cravo!
                                                           De que me serve uma flor?
                                                           Há tantas flores nos campos!
                                                           Hei de agora, meu senhor,
                                                           Dar-lhe um beijo por um cravo?
                                                           É barato; guarde a flor.

                                                           - Dá-me o beijo, moreninha,
                                                           Dou-te um corte de cambraia.
                                                           - Por um beijo tanto pano!
                                                           Compro de graça uma saia!

                                                           Olhe que perdes na troca,
                                                           Como eu perdera com a flor;
                                                           Tanto pano por um beijo...
                                                           Sai-lhe caro, meu senhor.

                                                           - Anda cá... ouve um segredo...
                                                           - Ai, pois quer fiar-se em mim?
                                                           Deus o livre; eu falo muito,
                                                           Toda mulher é assim...

                                                           E um segredo... ora um segredo...
                                                           Pelos modos que lhe vejo
                                                           Queres o meu beijo de graça,
                                                           Um segredo por um beijo?!

                                                           - Quero dizer-te aos ouvidos
                                                           Que tu és uma rainha...
                                                           - Achas, pois? e o que tem isso?
                                                           Queres ser rei, por vida minha?

                                                           - Quem dera que tu quisesses...
                                                           - Não duvides, que o farei;
                                                           Meu senhor, case com ela,
                                                           A rainha o fará rei...

                                                           - Casar-me?... ainda sou tão moço...
                                                           - Como é criança esta ovelha!
                                                           Pois eu pra beijar crianças,
                                                           Adeusinho, já sou velha.


(Do livro “Antologia de humorismo e sátira”, de R. Magalhães Junior)

* Bruno de Henrique Seabra, que ao mesmo tempo que Machado de Assis, colaborava na Marmota Fluminense e Semana Ilustrada. Morreu no ano de 1876.


Nenhum comentário:

Postar um comentário