Letras e Autores
O Hino Rio-Grandense que hoje
cantamos tem a sua história particular e, porque não dizer, peculiar. Porque
muitas controvérsias apresentaram, desde seus tempos de criação até os tempos
de então. Oficialmente existe o registro de três letras para o hino, desde os
tempos do Decênio Heróico até aos nossos dias. Num espaço de tempo de quase um
século foram utilizadas três letras diferentes até que finalmente foi
resolvido, por uma comissão abalizada, que somente um deles deveria figurar
como hino oficial.
O Primeiro Hino
A história real do Hino começa com a
tomada da então Vila de Rio Pardo, pelas forças revolucionárias farroupilhas.
Ocasião em que foi aprisionada uma unidade do Exército Imperial, o 2° Batalhão,
inclusive com a sua banda de música. E o mestre desta banda musical, Joaquim
José de Mendanha, mineiro de nascimento que também foi feito prisioneiro era um
músico muito famoso e considerado um grande compositor. Após a sua prisão, ele,
Mendanha, teria sido convencido a compor uma peça musical que homenageasse a
vitória das forças farroupilhas, ou seja, a brilhante vitória de 30 de abril de
1838, no célebre “Combate de Rio Pardo”.
Mendanha, diante das circunstâncias,
resolveu compor uma música que, segundo alguns autores, era um plágio de uma
valsa de Strauss. A melodia composta por Mendanha era apenas musicada. E o
capitão Serafim José de Alencastre, pertencente às hostes farrapas e que também
era versado em música e poesia, entusiasmado pelos acontecimentos, resolveu escrever uma letra
alusiva à tomada de Rio Pardo.
O Segundo Hino
Quase um ano após a tomada de Rio
Pardo, foi composta uma nova letra e que foi cantada como Hino Nacional, o
autor deste hino é desconhecido, oficialmente ele é dado como criação de autor
ignorado. O jornal “O Povo”, considerado o jornal da República Rio-grandense em
sua edição de 4 de maio de 1839 chamou-o de “o Hino da Nação”.
O Terceiro Hino
Após o término do movimento apareceu
uma terceira letra, desta vez com autor conhecido: Francisco Pinto da Fontoura,
vulgo “o Chiquinho da Vovó”. Esta terceira versão foi a que mais caiu no agrado
da alma popular. Um fato que contribui para isto foi que o autor, depois de
pronto este terceiro hino, continuou ensinando aos seus contemporâneos o hino
com sua letra. A letra deste autor é basicamente a mesma adotada como sendo a
oficial até hoje, mas a segunda estrofe, que foi suprimida posteriormente, era
a seguinte:
Entre nós reviva Atenas
Para assombro dos tiranos;
Sejamos gregos na Glória,
E na virtude, romanos.
Para assombro dos tiranos;
Sejamos gregos na Glória,
E na virtude, romanos.
O Hino Definitivo
Estas três letras foram interpretadas
ao gosto de cada um até meados do ano de 1933, ano em que estavam no auge os
preparativos para a “Semana do Centenário da Revolução Farroupilha”. Nesse
momento um grupo de intelectuais resolveu escolher uma das versões para ser a
letra oficial do hino do Rio Grande do Sul.
A partir daí, o Instituto Histórico
contando com a colaboração da Sociedade Rio-Grandense de Educação, fez a
harmonização e a oficialização do hino. O Hino foi então adotado naquele ano de
1934, com a letra total conforme fora escrito pelo autor, no século passado,
caindo em desuso os outros poemas.
No ano de 1966, o Hino foi oficializado
como Hino Farroupilha ou Hino Rio-Grandense, por força da lei 5213 de 05 de
janeiro de 1966, quando foi suprimida a segunda estrofe.
Hino Rio-grandense
Letra
Francisco Pinto da Fontoura
(vulgo Chiquinho da Vovó)
Francisco Pinto da Fontoura
(vulgo Chiquinho da Vovó)
Música
Comendador Maestro Joaquim José de Mendanha
Comendador Maestro Joaquim José de Mendanha
Harmonização
Antônio Corte Real
Antônio Corte Real
Como a aurora precursora
do farol da divindade,
foi o Vinte de Setembro
o precursor da liberdade.
Estribilho:
Mostremos valor, constância,
Nesta ímpia e injusta guerra,
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra,
De modelo a toda terra.
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra.
Mostremos valor, constância,
Nesta ímpia e injusta guerra,
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra,
De modelo a toda terra.
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra.
Mas não basta pra ser livre
ser forte, aguerrido e bravo,
povo que não tem virtude
acaba por ser escravo.
Estribilho:
Mostremos valor, constância,
Nesta ímpia e injusta guerra,
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra,
De modelo a toda terra.
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário