quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Expressões populares

Abraço de tamanduá

Sinônimo de traição ou deslealdade. O tamanduá se deita de barriga para cima e abre seus braços. O inimigo, ao se aproximar, é surpreendido por um forte braço, que o esmaga.

 O canto do cisne

São as últimas realizações de alguém. Antigamente, dizia-se que o cisne emitia um lindo canto quando estava preste a morrer.

 Dormir com as galinhas

Nada de levar o travesseiro e o colchão para o galinheiro. A expressão significa apenas deitar-se cedo, logo ao anoitecer, como fazem as galinhas.


Estômago de avestruz

Aquele que come qualquer coisa. O estômago do avestruz é dotado de poderoso suco gástrico que é capaz de dissolver até metais.

Lágrimas de crocodilo

É uma expressão bastante usada para se referir a choro fingido. O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele “chora” enquanto devora uma vítima.

Memória de elefante

O elefante lembra de tudo o que aprende, motivo pelo qual é uma das principais atrações de circo. Por isso, dizem que as pessoas que lembram de tudo (até mesmo as magrinhas) têm a memória do bichão.

Olhos de lince

Os filhotes só abrem os olhos com dez dias de vida. Em compensação, quando crescem, os linces têm uma visão apurada. Os povos mais antigos acreditavam que esses animais conseguiam enxergar através das paredes. Ter olhos de lince significa enxergar longe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário