segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Negrinho do Pastoreio



Essa música tem autor!

Jantar de lançamento do Festival de Cinema de Gramado. Sentado-se à mesa de honra em frente ao palco, o casal Lessa (Barbosa e Nilza Lessa) assistia ao show de um grupo nativista. Lá pelas tantas, o vocalista anuncia que cantaria a música Negrinho do Pastoreio, recolhida do folclore gaúcho. Depois da execução, Dona Nilza chama o cantor para que se retrate, pois a tal música não era recolhida do folclore e tinha autor conhecido e vivo. O cantor, meio envergonhado e desconhecendo o dito autor, pediu desculpas e reafirmou que a música era, sim, de domínio público e autor desconhecido. Nesse momento, a pequena senhora levanta-se da mesa e dispara:
- Continuo insistindo que essa música tem autor. E eu sei bem disso, porque durmo com ele todas as noites!

Negrinho do Pastoreio

Barbosa Lessa*


Negrinho do Pastoreio,
Acendo esta vela pra ti
E peço que me devolvas
A querência que eu perdi.
Negrinho do pastoreio,
Traze a mim o meu rincão,
Eu te acendo esta velinha,
Nela está meu coração.

Quero rever o meu pago
Coloreado de pitanga.
Quero ver a gauchinha
Brincando n'água da sanga.

Quero trotear nas coxilhas,
Respirando a liberdade,
Que eu perdi naquele dia.
Que me embretei na cidade.

Negrinho do pastoreio,
Traze a mim o meu rincão.
A velinha está queimando,
Aquecendo a tradição.




* Luiz Carlos Barbosa Lessa (Piratini, 13 de dezembro de 1929 - Camaquã, 11 de março de 2002) foi um folclorista, escritor, músico, advogado e historiador brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário