segunda-feira, 28 de julho de 2014

O homem sábio


O homem sábio é sóbrio. O homem sábio tem a serenidade presente nas suas decisões, nas suas condutas, nas suas expressões. O homem sábio não se perturba nos imprevistos porque os imprevistos não surpreendem o homem sábio... O homem sábio contorna as armadilhas da vida, compreende que viver é enfrentar as mudanças dos caminhos, que os caminhos são feitos com retas, com curvas com desvios estreitos e está preparado para subir e descer com naturalidade no transcurso das trajetórias de sua jornada.

O homem sábio é ponderado. Não julga pelas aparências, busca os conteúdos. A ninguém condena pelas paixões, nem as absolve por submissões. O homem sábio é um exemplo de tolerância para com os fracos, os ignorantes, os néscios e vaidosos, mas sabe ser uma fortaleza para combater a mentira, a deslealdade, as injustiças e o mal.

O homem sábio tem natural liderança, se comunica com todos sem ser prepotente, nem arrogante, nem soberbo. Sabe ouvir com atenção os tormentos dos outros e compartilha alegremente as alegrias para os demais.

O homem sábio não busca o poder. Não tem ambições egoísticas de comando e nem busca glórias em suas atividades, pois sabe, sempre que for escolhido para liderar, é por sua capacitação, pelo seu preparo, pela confiança dos seus liderados, porque ele aprendeu a dividir suas responsabilidades entre os mais capacitados, sem se desvincular das cobranças dos resultados dos temas delegados.

O homem sábio tem bom humor e é  capaz de rir de si mesmo, sorrir para pessoas estranhas, achar graça das situações que são cômicas. É solidário com quem se equivoca, comete um erro, ou, simplesmente, se atrapalha inadvertidamente diante de alguma situação, pois o homem sábio entende que os erros fazem parte também da condição  humana.

O homem sábio tem docilidade na sua voz, nos seus gestos e nas suas expressões diante dos demais, porque o homem sábio aprendeu que os gritos e gesticulações e as apelações de quem bate no próprio peito são instrumentos de defesa dos agressivos e pouco esclarecidos e que o convencimento alheio é obtido mediante argumentos e bons exemplos.

O homem sábio é carinhoso para com as mulheres e crianças, procurando sempre ser atencioso e dedicado para com os velhos, porque sabe que a fonte de toda a ternura é preciosa diante da pureza e da simplicidade da vida.

O homem sábio tem sempre no seu coração o sentimento de amor por si mesmo, pelos semelhantes, pelos animais e pela Natureza, pois compreende que todos fazem parte da engenhosidade da vida, da harmonia que existe em todos os elementos que se consubstanciam no Universo e sabe, por ser sábio, que há mistérios indecifráveis que merecem respeitosas considerações.

O homem sábio envelhece com a naturalidade do jovem, sem temer as fragilidades da velhice, mantendo-se preparado para deixar com seus sucessores os legados adquiridos durante a  vida, e tem a certeza de que a morte não encerra a sua passagem pela vida, pois permanecerá sempre vivo na memória de seus afetos, nas obras que construiu e nos exemplos de sua caminhada.

Transmito, com meu abraço, em homenagem a tantos homens e mulheres realmente sábias que se mantêm sempre presentes em nossas vidas.

Nicolau Lütz




Nenhum comentário:

Postar um comentário