terça-feira, 3 de junho de 2014

Etiqueta no cinema



Assistir a um bom filme sempre é um ótimo entretenimento. Antes de comprar seu ingresso, leia a cartilha de boas maneiras que preparamos com a ajuda de lanterninhas (?) de cinema.

Em primeiro lugar, não fure a fila: Mesmo que seus amigos lhe ofereçam para comprar o seu ingresso, não use dessa mal-educada vantagem. Todos estão na fila esperando a sua vez para ser atendidos.

Encontre seu lugar: Se não achar cadeira para ficar junto com os amigos, desista de sentar no chão ou no pé da escada. É proibido. Muitas salas contam com câmera com infravermelho para auxiliar na fiscalização. A gerência vê tudo o que acontece dentro do cinema

Use pipoca como se deve: Ela não é aviãozinho para se ficar jogando pela plateia. Alguns cinemas baniram o comércio de tal petisco para evitar essa queixa constate. Crianças carregando sacos de pipoca deixam uma trilha pelos corredores do cinema.

Beije com pudor: Um beijo “mais caliente” pode constranger os vizinhos. Já houve casos de se convidar casais a se retirar, disse-me um gerente de cinema, por comportamento indevido dentro do cinema.

Coma pouco e com discrição: Prefira comer na hora do trailer, ou seja discreto. O barulho dos sacos de papel, das embalagens plásticas, da pipoca na boca irrita o pessoal, diz um gerente de cinema.

Se ligue e desligue o celular: Há ainda quem cochiche ao telefone ou mande torpedos no meio da sessão. A voz, mesmo que baixa, e clarão do visor atrapalham quem está ao lado e atrás.

Guarde as imagens na memória: Nada de registra o que está na telona com sua câmara ou celular. A lei prevê de dois a quatro anos de prisão. Houve gente flagrada filmando o “Avatar”.

Ajeite-se corretamente em sua poltrona: Procure se acomodar na cadeira sem colocar os pés na poltrona da frente. Chutar assento já acabou em briga. Você não está em sua casa assistindo a um DVD.

Minhas observações:

1)  Noto que, atualmente, até pessoas idosas, que deveriam ter mais experiência em assistir a filmes, falam durante as sessões.

2)  Pais passam o filme inteiro, quando é infantil, contado a história para os seus filhinhos, evitando que eles pensem e vejam o filme com seus próprios olhos.

3) Nas salas de cinema, hoje dia, os casais jovens fazem verdadeiros pic-nic. Come-se de tudo durante um filme.

4) Há pessoas que nunca desligam seus celulares, passam longas mensagens de texto, com o visor aceso incomodando que está sentado ao lado e atrás.

5) Hoje, só há, nos cinemas, bilheteiros, vendedores, porteiros e faxineiros. Não há mais lanterninhas nem fiscais. Dentro do cinema vigora a Lei do Mais Forte. Já me incomodei dezenas de vezes, mudava de lugar. Hoje não me importo mais. Vou armado de pau... Um dia ainda faço uma loucura!



Nenhum comentário:

Postar um comentário