sexta-feira, 6 de junho de 2014

A transa(ção) do século



Cenário: quarto espelhado do Itamaty´s Motel
Luz: negra
Tempo: umas três da matina
Personagens: Carlos Zéfiro e Brigite Bijou

Zéfiro  - Telefonista? Quer me ligar com a copa...

Brigite - É algum comunicado oficial?

Zéfiro  - Não interfere. Chega pra cá essa fonte diplomática. Alô? Duas caipirinhas de vodka. Viva o reatamento!

Brigite - Já tive muitos assessores, mas tu és meu líder da maioria.

Zéfiro  - Tu ainda não viu nada. Deixa minha mobilização entrar em vigor.

Brigite - Põe esse modelo brasileiro na mão da mamãe.

Zéfiro  - Cassa elezinho, minha soberania.

Brigite - Ué... ele não distendeu...

Zéfiro  - É que ele distende lenta e gradualmente... Mas é irreversível.

Brigite - Quanto tempo ele vigora, meu regime?

Zéfiro  - Tudo vai depender da tua imaginação criadora. Bota teu porta-voz nele, garantia de minha vida.

Brigite - Tudo por nossas relações. Quero que atinjas o ponto extremo da crise.

Zéfiro  - Investe, minha dedução. Vira a abertura democrática.

Brigite - Louco! Que manobras pretendes? Diretas ou indiretas?

Zéfiro  - Todos os desdobramentos. Falando nisso, tomaste cuidado com a não proliferação?

Brigite - Tá tudo certo. Tua tramitação não necessitará de instrumentos excepcionais.

Zéfiro  - Gostei dessa versão.

Brigite - Sabe, nego? Ontem, só de pensar em teu alentado dispositivo, eu me referendei.

Zéfiro  - Mas isso é um ato isolado!

Brigite - Pouco me importa, desde que estimule o debate e aperfeiçoe nossas instituições.

Zéfiro  - Então, exceção de meu ser, vamos logo ao âmago da questão nesse rasgo de lucidez!

Brigite - Assim! Faz um pronunciamento! Introduz esse aparatoso editorial!

Zéfiro  - Corrupta! Ingerente! Fofinha!

Brigite - Inaugura minha represa! Canaliza teu financiamento! Me mordomiza, seu... empresário!

Zéfiro  - Vou violar esses direitos todos!

Brigite - Ai, estoca nos meus fundos de investimento! Quero ver essa bolsa em alta! Me abate no teu imposte de renda!  Seu ICMS!

Zéfiro  - Hiiii, tô sufragando!

Brigite - Me chama de prioritária! Toma posse dessa cooperativa!

Zéfiro  - Pô, acho que meu depósito foi prévio demais.

Brigite - Nada tenho a comentar.

(Depois do recesso)

Zéfiro  - Quer mais alguma coisa do bar? Alô? Telefonista?

Brigite - Eu quero mais é que você anexe tua contribuição.

Zéfiro  - Alô? Mais duas caipirinhas. Com cana mesmo. Termos que prestigiar nossa produção.

Brigite - Tô te achando meio deduzido.

Zéfiro  - Que nada. Aguenta aí que eu vou um instantinho na empresa privada fazer um collorzinho.

Brigite - Não demora que é pra gente emitir a segunda nota.

Zéfiro  - Como diria o ministro tloca-letla: non demolo.

Brigite - Ah, imita ele de novo.

Zéfiro  - Eudossas meu lelatólio?

Brigite - Contanto que não coloques minha segurança em risco.

Zéfiro  - Meu negócio é mais colocar no risco da tua segurança.

Brigite - Aí, não!

Zéfiro  - Aí, sim. Cinco! Dez! Quantas eu quiser!

Brigite - Mas... e a opinião pública?

Zéfiro  - Deixa de imunidades e adota a posição histórica!

Brigite - Então deixa chegar o birinaite.

Zéfiro  - Deste prova inequívoca de amadurecimento.

Brigite - Vocês homens são todos iguais! É só a gente estimular o debate e já pintam com ideologias exóticas.

Zéfiro  - Sem essa de analisar os reflexos do atrito.

Brigite - Eu não quero andar por aí com nosso acordo denunciado. Minha imagem ficaria prejudicada.

Zéfiro - Fique sabendo, Gitinha, que eu sou homem preocupado com a casuística. Anexar meu documento no estreito círculo de sua autonomia e assunto interno.

Brigite - Então eu deixo. Mas só se passar demagogia!

Texto de Adir Blanc, no O Pasquim


Nenhum comentário:

Postar um comentário