sábado, 26 de abril de 2014

As pelagens dos cavalos:



Baio: pelo mais ou menos amarelo ou amarelado. Existem: baio-amarelo ou baio-escuro, no qual o pelo é amarelo carregado; baio-ruano, baio de crinas brancas; baio-tubiano, baio com cola branca ou esbranquiçada; baio-overo, em que há manchas brancas e amarelas; baio-cebruno, ou baio encerado, baio cor de cera.

Bragado: pelo vermelho que tem manchas brancas a atravessar-lhe a barriga e, no geral, com as mãos e patas brancas e a frente da cabeça também branca.

Lobuno: pelo escuro, um tanto acinzentado, semelhante ao do lobo.

Melado: cavalo completamente branco, também com o círculo em torno dos olhos absolutamente branco leitoso e os olhos sempre remelosos. É o chamado cavalo de pelo branco que atrai os raios. Tipo albino.

Tapado: nome genérico que se dá ao cavalo de um pelo só, escuro e liso, especialmente ao preto.

Tordilho: pelo branco salpicado, bem de leve, de negro e outras cores escuras. Existem: tordilho-negro, em que sobressaem os pelos escuros ou pretos; tordilho-salino: coberto de pintas vermelhas ou pequeninas manchas vermelhas; tordilho-vinagre: quando as manchas são grandes ou os pelos vermelhos sobressaem muito ao branco, deixando-o em segundo plano.

Tostado: espécie de alazão vermelho carregado, mas mais claro que o zaino que é vermelho cor de pinhão, vermelho queimado, e mais escuro que o alazão que é mais cor de canela avermelhada.

Tubiano: cavalo de qualquer pelo com manchas de outros pelos. Existem: tubiano-vermelho, em que sobressai o vermelho; tubiano-escuro, em que sobressai o pelo mais escuro; baio-tubiano, que é o baio com cola branca ou esbranquiçada. É tradição de que o tubiano-vermelho é, dos cavalos, o mais fraco. Nada vale.

Calçado: diz-se do cavalo que tem brancas as patas e as mãos, ou somente as patas, ou somente as mãos. Ao cavalo que tem mais e patas brancas dá-se o nome de picaço. São tidos como cavalos de excelente qualidade. Ao cavalo que tem as patas e as mãos, ou estas ou aquelas de outro pelo, diverso do corpo, também se denomina "calçado", e são tidos como cavalos buenos.

Walter Spalding, em Tradições e Superstições do Brasil Sul



Nenhum comentário:

Postar um comentário