terça-feira, 25 de março de 2014

As mais ternas Orações



São Francisco de Assis

(Bênção do Santo)

O Senhor te abençoe e te guarde.
Que Ele te mostre a sua face e tenha misericórdia de ti.
Volva a ti o seu olhar e te dê a paz.

Oração dos simples

Ó Senhor, faze de mim um instrumento da tua paz:
- onde há ódio, que eu leve o Perdão;
- onde há ofensa, que eu leve União;
- onde há descrença, que eu leve a Fé;
- onde há erro, que eu leve a Verdade;
- onde há desespero, que eu leve a Esperança;
- onde há tristeza, que eu leve a Alegria;
- onde há trevas, que eu leve a Luz.

Ó Mestre, faze que eu não procure tanto:
- ser consolado, quanto consolar;
- ser compreendido, quanto compreender;
- ser amado, quanto amar,
pois é dando, que recebemos;
perdoando, que somos perdoados;
morrendo, que ressuscitamos para a Vida Eterna.

*****

Oração

Pascal (Blaise)

Fazei, meu Deus, que, com o mesmo ânimo, eu receba toda sorte de acontecimentos, uma vez que não me dado saber o devemos pedir, e não posso desejar uma coisa de preferência a outra sem presunção e sem me tornar juiz e responsável das conseqüências que vossa sabedoria quis justamente ocultar.

Senhor, eu apenas sei que é bom seguir-vos e mau ofender-vos. Além disto, não sei qual o melhor nem o pior; não sei o que me seja mais vantajoso: a saúde ou a moléstia, bens de fortuna ou pobreza. É um discernimento que excede as forças dos homens e dos anjos e que se acha oculto nos segredos de vossa providência, que adoro e cujos desígnios não quero sondar.

*****

A oração de São Francisco e a de Pascal foram traduzidas por
 Júlio Nogueira da Academia Brasileira de Filologia


Nenhum comentário:

Postar um comentário